Educação especial e inclusão em debate

por Assessoria Comunicação publicado 03/12/2009 18h55, última modificação 28/06/2021 10h33
A política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva será um dos temas abordados em seminário sobre educação especial, que será promovido nesta sexta-feira (4), por iniciativa da vereadora Professora Josete (PT). O objetivo, de acordo com a parlamentar, é debater os aspectos da política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e como vem sendo executada na rede municipal de ensino de Curitiba. O evento será no Hotel Paraná Suíte, das 8h às 17h.
A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais é cada vez mais discutida e defendida. No entanto, na opinião de Josete, “não basta apenas agrupar os educandos nas salas regulares ou nos centros municipais de educação infantil sem que a rede de ensino possua espaços adequados e políticas articuladas para garantir os atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, trabalho, esporte e lazer”, diz.
Será discutido como incluir os alunos que precisam de mais atenção, aliando qualidade, garantindo profissionais capacitados e especializados, além de recursos materiais, físicos e financeiros para atender às particularidades de todos os estudantes.
O evento ainda vai discutir com a comunidade as políticas públicas que precisam ser fomentadas para atender as necessidades de atendimento das pessoas deficientes. “É preciso encontrar maneiras de garantir a inclusão de forma qualitativa e avançar na mudança cultural para o direito à convivência, acessibilidade e o respeito às necessidades educativas de cada cidadão e cidadã”, acrescenta Josete.
Palestrantes
Entre os palestrantes, estão representantes do Ministério Público do Paraná, prefeitura de Curitiba, Conselho Municipal de Educação (CME), Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública, Gratuita e Universal, Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná (Febiex-PR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).