Educação acata Semana de Conscientização sobre o Autismo

por Assessoria Comunicação publicado 24/03/2016 12h45, última modificação 06/10/2021 07h34

Nesta quarta-feira (23), a Comissão de Educação, Cultura e Turismo aprovou o projeto de autoria de Pier Petruzziello (PTB) que propõe a instituição da Semana Municipal da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (005.00228.2015). De acordo com ele, a doença é mais comum do que se acredita. A proposta foi relatada por Carla Pimentel (PSC) e tramita em regime de urgência na Câmara Municipal.

“No Brasil, é preciso alertar, sobretudo, as autoridades e governantes para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo, além de apoiar e subsidiar pesquisas na área. Somente o diagnóstico precoce, e o consequente início de uma intervenção prematura, pode oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo”, esclarece o vereador.  

Outro projeto que obteve aprovação do trâmite regimental é o que concede incentivos à implantação e manutenção de teatros (005.00188.2015), do vereador Tiago Gevert (PSC), sob a relatoria de Jonny Stica (PDT). “A presente lei tem por objetivo estimular a iniciativa privada a inserir em novos empreendimentos, espaços destinados a dramaturgia e ao cinema. A lei traz a possibilidade do abatimento na área total do empreendimento do percentual da área construída de teatros e cinemas”, diz o autor.

Outros projetos
Com relatoria de Carla Pimentel, também obteve aprovação o projeto de Chicarelli (PSDC) que institui o dia 1º de maio como “Dia do Diácono” (005.00180.2015). Outra proposição acatada é a de Jorge Bernardi (Rede), que institui a Semana Municipal da Segurança e Saúde nas Instituições de Ensino. Justificando seu parecer favorável, Mauro Ignácio (PSB) disse que “o presente projeto de lei busca que as instituições de ensino de nossa cidade ofereçam atividades voltadas ao aprendizado dos alunos, pais, professores e comunidade em geral, abordando noções de segurança e cuidados com a saúde, agindo como ferramenta de conscientização e desenvolvimento social”.

A proposta de Ailton Araújo (PSC) que classifica a “Marcha para Jesus” como evento turístico-cultural (005.00214.2015) foi acatada pelo relator Jonny Stica. Também aprovada, a tramitação do projeto de Carla Pimentel que inclui a disciplina de educação para o trânsito no currículo da rede de ensino oficial de Curitiba (005.00239.2015). O parecer foi de Mauro Ignácio.

Cidadania e prêmios
Ainda aprovados os trâmites de três projetos referentes à concessões de cidadanias honorárias: um se refere ao músico Waltel Branco (006.00014.2016), de Mestre Pop (PSC) e relatoria de Cacá Pereira (PSDC). Quatro denominações de espaços públicos também obtiveram aprovação. Uma delas, assinada por diversos vereadores e relatada por Carla Pimentel, batiza como Ivo Arzua um logradouro a ser escolhido (009.00026.2015).

A Comissão de Educação também acatou 8 indicações para o prêmio "Ecologia e Ambientalismo". Entre elas, a indicação da Aliança para o Desenvolvimento Comunitário da Caximba (Adecom), do vereador Pedro paulo (PDT) que teve a relatoria de Mauro Ignácio. Houve, além disso, a aprovação da indicação de Lucimara Medeiros para o prêmio "Mulheres Empreendedoras de Curitiba"
(108.00001.2016), por iniciativa de Julieta Reis (DEM) e parecer de Valdemir Soares (PR).

Comissão de Saúde
No mesmo dia 23, a Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte aprovou o trâmite de três projetos que declaram a utilidade pública de entidades. Um deles, por exemplo, diz respeito à Associação dos Amigos Portadores de Câncer (AAPC), de iniciativa de Dirceu Moreira (PSL) e relatoria de Felipe Braga Côrtes (PSDB) (014.00025.2015). Outra se refere à Associação Missionária Amo seu Sorriso (014.00034.2015), proposta por Mauro Ignácio e relatada por Mestre Pop.