Educação acata o Dia de Valorização das Mães
Com parecer positivo do vereador Chico do Uberaba (PMN), a Comissão de Educação, Cultura e Turismo aprovou o trâmite do projeto de autoria do vereador Chicarelli (PSDC) que pretende instituir o “Dia de Valorização das Mães”, a ser comemorado anualmente no segundo domingo do mês de maio (005.00028.2015). Também foi acatada a sugestão do vereador Bruno Pessuti (PSC) quanto à concessão do prêmio João Crisóstomo Arns a Rodrigo Pironti Aguirre de Castro (026.00002.2015). A relatoria também coube a Chico do Uberaba.
A iniciativa de Chico do Uberaba em conceder o título de cidadão honorário a Junior Durski (006.00003.2015) também teve sua tramitação aprovada pelo colegiado, com parecer de Geovane Fernandes (PTB). A concessão do título de vulto emérito ao médico João Vicente Vitola teve sua tramitação acatada. A iniciativa, do vereador Bruno Pessuti, foi relatada por Geovane Fernandes, que entendeu por sua continuidade (007.00001.2015).
A nominação de Simone Vittorazzi para ser agraciada como prêmio Mulheres Empreendedoras de Curitiba também recebeu o aval dos membros da comissão, com base no parecer emitido pelo vereador Geovane Fernandes (108.00001.2015). Trata-se de uma inciativa de Julieta Reis (DEM). O projeto, de iniciativa de Beto Moraes (PSDB), que propõe a instituição do “Dia do DJ”, a ser comemorado todo dia 9 de março, também foi acatado pelos integrantes da Comissão de Educação (005.00052.2015). O parecer positivo do vereador Mauro Ignacio (PSB) foi acompanhado pelos demais.
A indicação de Luiz Filla para o recebimento do título de Servidor Público Padrão recebeu parecer positivo de Mauro Ignacio. A propositura da homenagem foi da vereadora Julieta Reis. Da mesma vereadora é o projeto que indica Celso Coppio, da Galeria e Escola de Arte, para ser agraciado com o Prêmio Cultura e Divulgação de Curitiba (027.00001.2015). A relatoria de Mauro Ignacio foi pela continuidade do trâmite.
Toninho da Farmácia (PP) é o autor do projeto que concede o título de Cidadão Honorário a Albari Carvalho Moreira (006.00005.2015), que obteve parecer positivo do relator, vereador Professor Galdino (PSDB). A indicação de Wasyl Stuparyk para ser agraciado com o Prêmio Cidade de Curitiba, de iniciativa de Dona Lourdes (PSB), foi acatada pelo parecer positivo do vereador Professor Galdino.
A proposição de autoria de Chicarelli, que institui no Calendário Oficial do Município de Curitiba, o Dia da Valorização dos Pais (005.00027.2015) também teve seu trâmite aprovado pelos integrantes da Comissão. O parecer favorável foi do vereador Tiago Gevert (PSC). Julieta Reis propôs o nome de Hely Marés de Souza para a nominação de um logradouro (009.00002.2015). O parecer positivo também foi de Gevert.
A indicação de Sara Carvalho para ser agraciada com o Prêmio Cultura e Divulgação de Curitiba, de iniciativa de Dona Lourdes, teve a continuidade de seu trâmite aprovada com fundamento no parecer positivo emitido por Tiago Gevert.
Professoras
Por convite do vereador Mauro Ignacio, algumas professoras da rede municipal de ensino compareceram à reunião da Comissão de Educação e expuseram uma situação relativa ao plano de careira do magistério. Conforme esclareceu a professora Rosemari Bertaia, é necessário o cumprimento do artigo 17 da lei 14.544/2014, que dispõe sobre o plano de carreira das profissões do magistério municipal. “É necessário que seja reconhecido o tempo de serviço de quem cumpriu mais de 25 anos na profissão. Qualquer atitude em contrário se configura discriminatória, excludente e ilegal”, afirmou a professora Rosemari.
Este tema e outras demandas serão discutidas em uma reunião extraordinária agendada para a próxima quarta-feira (10), às 14 h. Serão convidados os titulares das pastas municipais de Educação (Roberlayne de Oliveira Borges Roballo), de Governo (Ricardo Mac Donald Ghisi) e de Recursos Humanos (Meroujy Giacomassi Cavet).
A Comissão é presidida pelo vereador Professor Galdino e também conta com Chico do Uberaba, Geovane Fernandes, Mauro Ignacio e Tiago Gevert.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba