Educação acata indicações a prêmios concedidos pela Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 08/04/2015 13h35, última modificação 30/09/2021 06h54

Os integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Curitiba acataram, em reunião extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (8), três indicações ao prêmio Profissional do Ano e uma ao prêmio Consagração Pública Municipal.

O prêmio Profissional do Ano homenageia pessoas que se destacaram nas áreas da indústria, comércio e serviços, desempenhando atividades profissionais, funcionais, comunitárias e de criatividade. Deverão receber a honraria neste ano o gerente da Translog Ltda Altino de Lima Araújo, indicado por Toninho da Farmácia, do PP, (202.00006.2015); o educador, empreendedor e criador da Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná (FAPESP) Evaldo Benedito Graboski, indicado por Dirceu Moreira, do PSL (202.00007.2015); e o presidente dos sindicatos do Comércio Varejista de Combustíveis e Minerais do Estado do Paraná (Sindi-Combustíveis) e das das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), Rui Cichella, indicado por Chico do Uberaba, do PMN (202.00003.2015).
 
Já a Consagração Pública Municipal é concedida a pessoas jurídicas de Direito Privado que se destacaram, anualmente, por relevantes serviços prestados à comunidade. Deverá receber o prêmio a empresa Vendrametto e Cia Ltda (Villa Anna Biscoitos Caseiros), indicada pelo vereador Jorge Bernardi, do PDT (022.00001.2015).

Pedido de vista

O vereador Thiago Gevert (PSC) pediu vista do projeto que pretende alterar a lei nº 6456/1983 que institui a disciplina de educação para o trânsito, a ser ministrada no primeiro grau da rede de ensino oficial de Curitiba (005.00239.2014). A proposta tem autoria da vereadora Carla Pimentel (PSC). Em seu parecer, Gevert aponta que há um conflito de leis, na medida em que a matéria já é tratada em outra legislação (Lei 14.412/2014), portanto seria adequado extinguir a lei mais antiga, já defasada, em favor da nova proposta.  

Outros temas

Mauro Ignacio (PSB) pediu a palavra para falar sobre a falta de segurança do Memorial Ucraniano, que fica no Parque Tingüi. “Delinquentes impedem que os cidadãos possam passear pelo local, daí a necessidade de se solicitar um reforço na segurança do local por parte da Guarda Municipal”. Além disso, segundo ele, “seria também conveniente oficiar a Fundação Cultural para se obter informações quanto a uma possível reforma no prédio do Memorial Ucraniano”

O presidente da Comissão, vereador professor Galdino (PSDB), propôs aos demais integrantes do colegiado uma mudança na periodicidade e nos horários dos encontros: eles passariam a ser mensais, às 8h30, sempre na primeira quarta-feira do mês. A proposta foi aceita por unanimidade.