Educação “segura” diretriz da educação especial à pessoa autista
Em reunião remota na última segunda-feira (22), a Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) debateu, dentre outras proposições, o projeto de lei que estabelece as diretrizes da educação especial à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com foco na inclusão (005.00146.2020). O parecer, que sinalizou a necessidade de mais informações à iniciativa de Pier Petruzziello (PTB), coube à vereadora Amália Tortato (Novo).
Para o colegiado, a matéria é relevante, mas precisa da manifestação do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, vinculado à Secretaria Municipal de Educação (SME), sobre a viabilidade de se implementar as ações na rede pública na capital. O ofício já foi encaminhado.
Uma segunda iniciativa de Petruzziello também seguiu para mais informações. O projeto dispõe sobre a inclusão do Congresso Internacional de Felicidade e do Festival de Felicidade no calendário oficial de Curitiba (005.00191.2020). O parecer foi de Carol Dartora (PT). “Quais ações ficariam sob responsabilidade da administração municipal?”, apontou a relatora, dentre outros apontamentos.
Outras proposições
O colegiado apreciou mais 20 proposições, entre indicações e projetos, concedendo homenagens e premiações. Conseguiram aval: o título de Vulto Emérito ao tenente-coronel Pedro Gunha (005.00191.2020); a Cidadania Honorária à médica Simone Cortelletti (006.00013.2020); e a indicação de Leodil Pereira Ribeiro ao Prêmio Profissionais do Ano (202.00022.2021)
Reunião extraordinária
Reunido remotamente no dia 15 de março, o colegiado apreciou 18 matérias que constavam na pauta. As proposições concediam homenagens públicas ou premiações a pessoas jurídicas e a cidadãos curitibanos.
Presidido por Amália Tortato (Novo), o colegiado de Educação, Cultura e Turismo também reúne Eder Borges (PSD), vice, Carol Dartora (PT), Nori Seto (PP) e Sargento Tânia Guerreiro (PSL).
*Texto elaborado pelo estudante de Jornalismo Higor Paulino, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira
Revisão: Fernanda Foggiato
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba