Edgar Otto Hauber é o mais novo cidadão honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 01/07/2016 10h00, última modificação 07/10/2021 10h57

A Câmara Municipal de Curitiba entregou, durante sessão solene nesta quinta-feira (30), o título de cidadão honorário ao jornalista e historiador Edgar Otto Hauber. Formado pela UFPR, Edgar Otto tem sua história marcada pela luta política e a defesa do patrimônio histórico de Curitiba e do Paraná.

A honraria foi proposta pelo vereador Paulo Salamuni (PV), que durante seu pronunciamento destacou a atuação de Edgar na fundação do MDB e na consolidação do atual Museu Paranaense. "Naquela época, buscar novos filiados era muito difícil. Éramos vistos com maus olhos e chamados até de comunistas. Mas graças à dedicação de pessoas como Edgar conseguimos realizar aquele grande sonho que foi fundar o MDB no Paraná". "Fui testemunha ocular desta história e sinto-me honrado em ser o proponente de tal homenagem", finalizou o vereador.

Hauber, que é nascido na Alemanha, lembrou de quando chegou ao Brasil, aos 7 anos, e de como acompanhou o crescimento e desenvolvimento da cidade desde então. "Vi a cidade crescer, comércios abrirem e fecharem, a avenida Marechal Deodoro ser alargada, entre muitas outras mudanças que me aproximaram cada vez mais desta cidade e do seu povo”, disse. Ele contou ainda uma emoção que viveu: “desta aproximação vem uma das lutas que mais me emocionou: a preservação dos acervos do Museu Paranaense. Fundado em 1876, com cerca de 600 peças em seu acervo, o Museu foi o primeiro do Paraná e o terceiro no Brasil, mas durante muito tempo esteve abandonado e sofreu as ações do tempo e do descuido. Graças a muita luta, o Museu hoje é outro, abrigando mais de 400 mil itens e sendo considerado um dos melhores do Brasil", destacou.  

A sessão foi dirigida pelo presidente da Câmara Municipal, Ailton Araújo (PSC), e prestigiada pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; coronel Rômulo Marinho Soares, da 5ª Divisão do Exército; o administrador da Regional do Tatuquara, Edgar Otto Hauber Junior; e o representante do Instituto dos Aposentados e Pensionistas de Campo Largo, Alceu Carlesso.

A honraria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores em agosto de 2012 e concedida por meio da Lei Municipal 14.078/2012.