Eder Borges na luta contra pautas da esquerda, progressistas e comunistas
Eder Borges recebeu 8.011 votos em 2024, confirmando sua permanência na CMC por mais quatro anos. (Foto: Maicon Soares/CMC)
Reeleito para um segundo mandato na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Eder Borges promete prosseguir em uma luta que ele trava desde 2014. Fundador do movimento Direita Curitiba, o vereador contou, no podcast Você Me Representa, que começou a se interessar por política durante o governo Dilma Rousseff. Segundo ele, as manifestações pelo “Fora, Dilma!” foram as maiores da capital paranaense.
Filiado ao Partido Liberal (PL), Borges fez 8.011 votos em 2024, o que garantiu sua reeleição. Para esse segundo mandato, disse que vai continuar a oposição contra a esquerda, barrando pautas progressistas e comunistas. Após 2014, ele acredita que surgiu uma direita combativa no país, que tem rendido frutos. “Estamos vivendo um sonho, porque nosso trabalho deu certo”, comemora, ao falar de duas candidaturas de direita na disputa pela prefeitura de Curitiba no último pleito municipal.
Entre suas prioridades legislativas, destacou apresentar propostas para melhoria da segurança pública. “É o maior desafio que Curitiba enfrenta”, apontou o vereador do PL. De acordo com Borges, os chamados “noias” são o resultado de vício em drogas como o crack, de alcoolismo e também de malandragem, como gangues que promovem “pequenos furtos que incomodam demais”. Na avaliação dele, o país tem uma legislação branda demais contra criminosos.
Na toada antiesquerda, promete zelar para que a escola não seja lugar de militância, tampouco espaço para política ideológica partidária. Disse que as instituições de ensino devem ensinar ciência, matemática e língua portuguesa. Ele propõe que as crianças tenham contato com ciência na prática, algo que falta ao país que ainda não conquistou nenhum Prêmio Nobel. Da sacada de sua casa, que considera seu porto seguro nos momentos difíceis, Eder Borges disse ter um sonho: “os brasileiros serem tão ricos como é o Brasil”.
>> Quer saber mais sobre a entrevista? Assista ao episódio completo do Você Me Representa:
Você Me Representa: conheça os novos vereadores de Curitiba
O Você Me Representa é um dos programas do CMC Podcasts, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em sua segunda temporada, a jornalista Patricia Tressoldi, diretora de Comunicação da CMC, apresenta à população os 38 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028). Nas entrevistas, os novos parlamentares falam sobre sua trajetória de vida, pautas defendidas e prospecções de como serão seus mandatos, com propostas que pretendem aprovar para a cidade.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba