Economia retoma debate sobre capelania da Guarda Municipal

por Assessoria Comunicação publicado 24/10/2016 13h00, última modificação 08/10/2021 11h27

Nesta terça-feira (25), às 8 horas, a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização retoma o debate sobre a criação do serviço de capelania na Guarda Municipal de Curitiba (005.00054.2016). A nova unidade proveria “assistência religiosa e espiritual aos guardas municipais e seus familiares”, quando ocorrerem “situações de adversidade, desânimo, angústia, discórdia ou desmotivação”.

Protocolado em maio deste ano, o projeto está sob análise do colegiado há três meses. O relator da matéria é Paulo Rink (PR) e a proposição já teve pedidos de vista dos vereadores Mauro Ignácio (PSB) e Professora Josete (PT). A atividade seria subordinada à Secretaria da Defesa Social e os membros da capelania, além de já pertencerem à Guarda Municipal, precisarão ter certificado emitido por instituição religiosa. A atuação seria voluntária, diz o projeto.

Coleta de resíduos
Com parecer de Aladim Luciano (PV), a criação da Semana de Coleta de Resíduos em Curitiba também será submetida à Comissão de Economia (005.00076.2016). A ideia é que a prefeitura, em parceria com entidades da sociedade civil, realize a cada três meses eventos para a coleta de material eletrônico, gesso, madeira, tintas, latas, pneus, óleo de cozinha, pilhas e baterias, papeis, vidros e garrafas, remédios, plásticos, material de demolição, roupas e móveis.

De autoria dos vereadores Helio Wirbiski (PPS), Paulo Salamuni (PV) e Jonny Stica (PDT), argumenta-se no projeto de lei que a realização trimestral é necessária diante da grande quantidade de resíduos gerados e que a coleta frequente pode prevenir acúmulo de entulhos em córregos, rios e terrenos baldios, permitindo a reutilização ou reciclagem de parte dos materiais. A proposta é inspirada no Dia do Desafio, realizado em 2016 pela Fiep, pelo Sinduscon e pela Prefeitura de Curitiba (leia mais).

Prefeitura
Do prefeito será analisado projeto que dispõe sobre a outorga de concessão de direito de uso de espaço aéreo ao Shopping Jardim das Américas, para a construção de uma passagem suspensa destinada a pedestres (005.00101.2016). O empreendimento será sobre o nível da rua Marcos Smanhotto, interligando um estacionamento na outra quadra ao shopping.

A pauta completa da reunião da Comissão de Economia pode ser conferida aqui, no Sistema de Proposições Legislativas.