Economia acata incentivos ao artesanato e a paratletas

por Assessoria Comunicação publicado 06/06/2017 11h25, última modificação 18/10/2021 10h24

Em reunião ordinária nesta terça-feira (6), a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal acatou o parecer favorável do vereador Ezequias Barros (PRP) ao projeto que lei que batiza a rua Senador Alencar Guimarães, entre a Praça Rui Barbosa e a Praça Osório, no Centro, como “Rua do Artesanato de Curitiba”. A matéria, de autoria de Mestre Pop (PSC), tem como objetivo promover atividades artesanais e de economia solidária no local (005.00162.2017). O texto precisa agora passar pela análise do colegiado de Urbanismo, Obras Públicas e TI.

A ideia do parlamentar é fomentar o desenvolvimento econômico sustentável na região, atrair e incentivar novos investimentos, facilitar o acesso de turistas e pedestres ao local, além de organizar e padronizar o comércio de artesanato. Ficará a cargo da Secretaria Municipal do Urbanismo e da Fundação Cultural de Curitiba fixar regras específicas para o uso do local.

Outro projeto que recebeu parecer positivo de Ezequias Barros foi o de Julieta Reis (DEM) e propõe a inclusão da categoria “atletas com deficiência” nas corridas de rua e a isenção de 50% no pagamento da taxa de inscrição a este público em Curitiba (005.00140.2017). Sobre o desconto a pessoas com deficiência, ela argumenta que outras capitais já fazem isso, a exemplo do Rio de Janeiro, que desde 2010 oferece 100 inscrições gratuitas para paratletas.

“O esporte é um agente transformador, instrumento de inclusão social e de melhora da autoestima. Nada mais justo que garantir a inclusão da categoria de atletas com deficiência nas corridas de rua, promovidas pela cidade, bem como incentivar sua participação com menor custo na taxa de inscrição”, justifica a parlamentar.

Agora a matéria será analisada pelas comissões de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, pela Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública e pela Comissão de Acessibilidade.

A Comissão de Economia é formada pelos vereadores Thiago Ferro (PSDB), presidente, Mauro Ignácio (PSB), vice, Bruno Pessuti (PSD), Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Ezequias Barros (PRP), Mauro Bobato (Pode), Paulo Rink (PR), Professora Josete (PT) e Sabino Picolo (DEM).