É oficial: Festival de Pão com Bolinho foi integrado ao calendário de Curitiba
As vendas de pão com bolinho durante o festival superam a marca de 80 mil unidades. (Foto: Divulgação/Curitiba Honesta)
Criado em 2014, o já tradicional Festival de Pão com Bolinho agora será integrado ao calendário oficial da capital paranaense. A lei municipal 16.400/2024, que oficializa o evento, foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca no dia 10 de outubro e tem o objetivo de facilitar o relacionamento dos organizadores com o Poder Público, além de mobilizar mais apoios para a atividade.
O festival dedicado ao petisco apreciado em Curitiba movimenta cerca de R$ 1,5 milhão em produtos no ramo da alimentação em Curitiba e na região metropolitana. A primeira vez que o evento foi realizado na cidade foi em 2014, com a participação de 12 bares inscritos. Participam ainda da iniciativa municípios como São José dos Pinhais, Campo Largo, Colombo, Pinhais e Quatro Barras. A criação do evento foi motivada pela necessidade de valorização e divulgação da gastronomia, e de movimentar esse setor carente de eventos.
O projeto de lei que deu origem à norma foi protocolado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em setembro de 2022 e tramitou por dois anos. Autor da lei 16.400/2024, Jornalista Márcio Barros (PSD) contou aos vereadores, durante a votação da proposta em plenário, que a capital paranaense é hoje um polo de “excelente gastronomia tanto a do dia a dia como a da alta gastronomia, e também um polo cervejeiro, com mais de 60 cervejarias, muitas premiadas internacionalmente”.
“A Curitiba Honesta computou dados, durante festivais de pão com bolinho (antes da pandemia), de um acréscimo nas vendas de produtos em até 42%, produtos que se consomem nos bares durante os festivais, tais como: cervejas, chopes, refrigerantes, água mineral, batatas fritas e molhos”, explicou o vereador. As vendas de pão com bolinho durante o festival superam a marca de 80 mil unidades. Agora, no calendário de Curitiba, o Festival de Pão com Bolinho será oficializado em março, quando deverá acontecer pelo período de três semanas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba