Ouvidoria da Câmara de Curitiba fez 537 atendimentos em 2024
A Ouvidoria da CMC registrou, em 2024, o total de 537 atendimentos à população. Órgão interno colabora para ampliar a participação popular nos temas de interesse da cidade. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
No ano de 2024, a Ouvidoria do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registrou 537 manifestações. Responsável pela mediação entre os curitibanos e a CMC, esse órgão interno é vinculado à Controladoria da Casa. A finalidade da Ouvidoria é prestar esclarecimentos à população por meio de orientações referentes aos pedidos demandados. A atual ouvidora da CMC é a advogada Flávia Cristiane Buch.
Dos 537 pedidos encaminhados à Ouvidoria em 2024, 79% eram referentes a situações que não pertencem ao âmbito do Poder Legislativo. Mesmo assim, os esclarecimentos foram prestados em consonância com o caráter educativo do órgão. O canal mais utilizado para entrar em contato com a Ouvidoria foi o site da CMC, que registrou 254 manifestações, seguido pelo e-mail, que totalizou 191 atendimentos. Quanto ao tipo, as reclamações somaram 235 ocorrências, e as solicitações, 141.
Entre os temas abordados pela população, o que teve o maior número de pedidos (94) foi sobre pedido de informações relacionadas ao trabalho legislativo e o funcionamento da Casa, como contato com vereadores, tramitação de projetos e horário de visitas de estudantes. Os segmentos educação/cultura e urbanismo/obras públicas obtiveram o segundo maior número de manifestações (72 acessos). A Ouvidoria registrou 22 atendimentos sobre direitos humanos; 31 atendimentos sobre impostos municipais; 54 foram referentes ao meio ambiente; 57 relativos à saúde; 42 atendimentos sobre trânsito e 10 sobre transporte coletivo.
Objetivos e canais de contato com a Ouvidoria
De acordo com o site da Câmara Municipal de Curitiba, a Ouvidoria preza pelo aprimoramento na prestação do serviço público por meio dos seguintes objetivos:
- consolidar a democracia e fortalecer a cidadania, incentivando a participação popular
- receber e analisar as demandas enviadas pelos cidadãos (sugestões, comentários e elogios) e buscar soluções
- levar ao conhecimento dos integrantes do Poder Legislativo o pensamento, os anseios e as necessidades dos cidadãos e auxiliar os parlamentares
- contribuir na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Legislativo à população
No site da Câmara, as formas de atendimento à Ouvidoria são as seguintes:
- telefone: (41) 3350-4903, das 8h às 12h e das 14h às 18h
- e-mail: ouvidoria@cmc.pr.gov.br
- site: pelo formulário
- correspondência: Rua Barão do Rio Branco, 720, Centro, CEP 80010-902, Curitiba-PR, aos cuidados da Ouvidoria da Câmara Municipal de Curitiba
- presencial: sala da Ouvidoria, com acesso pelo Anexo I da Câmara de Curitiba, com entrada pela praça Eufrásio Correia, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
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