Duas denominações de logradouros vão à sanção do prefeito
O plenário da Câmara Municipal confirmou em segunda votação, na sessão desta quarta-feira (16), duas denominações de logradouros públicos. A primeira delas, aprovada com 31 votos favoráveis, é uma homenagem a Ermínia Tucholski e foi proposta pelo vereador Tito Zeglin (PDT). Ele destacou o carinho da comunidade do bairro Santo Inácio com Ermínia. “Ela é de uma família tradicional da região. Viveu uma época difícil e abriu mão até dos estudos para ajudar no sustento da família e dos irmãos”, salientou.
Zeglin comentou sobre a infância difícil de Ermínia, nascida em 1946. “O pouco tempo que conseguiu frequentar a escola foi marcado por muito sacrifício, tendo que caminhar por alguns quilômetros a pé e, muitas vezes, sem calçados”, justificou (009.00015.2017). A denominação, segundo o autor, foi um pedido da comunidade. “Essa mulher foi muito importante para a cidade, praticou muita caridade”, afirmou Tito Zeglin.
Outro projeto, confirmado em segundo turno com 34 votos, é de Felipe Braga Côrtes (PSD) e denomina de Julio Raphael Gomel um dos logradouros públicos da capital (009.00001.2017). O homenageado era médico e foi coordenador do antigo Inamps e diretor do Serviço de Saúde Hospitalar da Fundação Serviço de Saúde do Paraná. Recebeu do Conselho Regional de Medicina do Paraná a Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico, em 2002, em reconhecimento ao seu trabalho social e humanitário, e o Diploma de Mérito Ético-Profissional, pelos 50 anos de exercício da atividade de forma íntegra, completados em 2004.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba