Dos negócios à cultura, CMC reconhece destaques de diferentes áreas

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 01/06/2022 17h15, última modificação 02/06/2022 08h03
Três dos prêmios concedidos em plenário, nesta semana, foram do Profissional do Ano.
Dos negócios à cultura, CMC reconhece destaques de diferentes áreas

Carol Dartora e a empresária Ana Priscila de Mello Raduy, sócia do James Bar. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recepcionou, ao longo das sessões plenárias desta semana, convidados com protagonismo em diferentes áreas de atuação. Três dos homenageados, pela referência no segmento empresarial, receberam o prêmio Profissional do Ano. Também foram reconhecidos destaques da cultura, educação e esporte locais. 

Na última segunda-feira (30), Carol Dartora (PT) entregou o prêmio Profissional do Ano para a empresária Ana Priscila de Mello Raduy, cofundadora e sócia do James Bar, que funciona há 22 anos (202.00014.2022). “Em 1999, aos 21 anos, [Ana] resolveu se aventurar no mundo do empreendedorismo ao se tornar sócia do então namorado e encarar o desafio de administrar o James Bar”, relatou a vereadora. 

Atualmente localizado na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, no Batel, o James Bar é conhecido como um espaço que abraça e celebra a cultura LGBTQIA+. A homenageada não pôde comparecer à sessão solene, na última quinta-feira (26), em que a CMC outorgou o prêmio. 

Outro vereador que concedeu a honraria de Profissional do Ano, só que na sessão da última terça-feira (31), foi Ezequias Barros (PMB). O homenageado foi o empresário Ivan Soares Ribeiro, fundador da Geração Transportes Ltda (202.00009.2021). 

Especializada no transporte de peças automotivas, a empresa atua no ramo há mais de 15 anos. “A empresa tem como objetivo gerar emprego, contribuir com o Estado e o Município, trabalhar em conjunto com a ação social e a ambiental nas localidades de prestação de serviços”, justificou Barros. 

A sessão de quarta-feira (1º) também contou com a entrega do troféu e diploma de Profissional do Ano, desta vez para o indicado do vereador Denian Couto (Pode). A homenagem foi concedida para o farmacêutico e coronel do Exército Brasileiro Nelson Lunedo (202.00001.2022). Transferido para a reserva remunerada, em 2012, ele criou o Grupo LCA (Laboratórios Clínicos Associados).

“Sua gestão possui a marca indelével da participação de todos, pois entende que boas ideias não são exclusivas da direção. Além de contribuir para uma significativa melhoria no ambiente laboral, proporciona um comprometimento de toda a sua equipe”, afirmou o parlamentar. Quanto à experiência no Exército, Couto frisou que o coronel chegou a ser convidado para exercer o cargo de inspetor de armas biológicas no Iraque, entre novembro de 1996 e abril de 1997.

 

Educação, cultura e esporte
Ezequias Barros reconheceu a empresária e pedagoga Luciana Cláudia Ribas com o prêmio Professor João Crisóstomo Arns, na última terça. Ela é fundadora e diretora do Centro de Educação Infantil Caminho para o Futuro, em funcionamento há 12 anos (026.00009.2021). O vereador salientou “os relevantes serviços prestados à comunidade” por Luciana. 

Na mesma manhã, Alexandre Leprevost (Solidariedade) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à academia de Jiu Jitsu DNA, fundada pelo professor Raphael Simpson (077.00133.2022). O vereador também defendeu a aprovação da homenagem para a banda curitibana Jovem Dionísio, pelo sucesso da música “Acorda, Pedrinho” (077.00223.2022). 

Nesta quarta, por iniciativa de Marcos Vieira (PDT), a Câmara concedeu o prêmio Cultura e Divulgação ao iluminador Luiz Roberto Bruel, que começou a carreira no segmento teatral em 1971 (027.00003.2021). “Beto Bruel é um grande colecionador de premiações, como o Troféu Gralha Azul, o Prêmio Shell, o Prêmio Governador do Estado do Paraná, o Troféu Poty Lazzarotto, o Questão de Crítica, o Festival de Teatro da Amazônia e o Fenata, Festival de Teatro de Ponta Grossa”, contou Vieira. 

O presidente da Câmara de Curitiba, Tico Kuzma (Pros) entregou, também na sessão desta quarta, votos de congratulações para o artista Juarez Machado. Entregue ao irmão e curador do homenageado, Edson Machado, o diploma havia sido proposto, no fim da legislatura passada, pela então vereadora Julieta Reis (077.00228.2020). 

Aos 80 anos de idade, Juarez Machado é pintor, escultor e desenhista, reconhecido como um dos mais importantes artistas brasileiros. “Curitiba o cumprimenta pela obra artística realizada com tanto sucesso”, parabenizou Kuzma. Ele destacou que o Museu Oscar Niemeyer irá expor, a partir de junho, uma retrospectiva das obras do homenageado. 

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva