Documentário é lançado na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 04/04/2007 20h30, última modificação 16/06/2021 06h30
A Câmara de Curitiba sediou, na noite desta terça-feira (03), o lançamento oficial do Documentário 36, que aborda a Assembléia Constituinte boliviana, instalada em 06 de agosto do ano passado. A cerimônia foi promovida a convite do vereador André Passos (PT) e contou com a presença de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), diretórios centrais estudantis e acadêmicos, Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Segundo o idealizador, Marco Antônio Konopacki, o vídeo, com duração de 25 minutos, foi produzido pelo Coletivo Soylocoporti de Integração Latino-Americana, grupo da UFPR, que também coordena. A idéia é “resgatar a cultura do povo latino-americano e despertar interesse nos cidadãos para participarem dos problemas políticos e trocarem informações em busca de melhores condições para nosso continente”, justificou. Konopacki detalhou a história do Coletivo, contando que a “meta inicial era percorrer o continente em uma moto, coletando dados de forma empírica. Contudo, percebemos que algo maior poderia ser realizado. Por meio do movimento estudantil, principalmente da UFPR, o projeto ganhou grandes proporções, sendo realizadas inúmeras atividades pela integração cultural, social e política da América Latina”.
Segunda parte
A coordenação do Soylocoporti informou que o documentário terá uma segunda parte, a ser desenvolvida no fechamento dos trabalhos da Assembléia Constituinte boliviana, no próximo dia 06 de agosto, em Sucre, Bolívia.
André Passos elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe. “Toda medida capaz de igualizar povos e pessoas é importante para o desenvolvimento e sucesso de um país”, concluiu.
Na seqüência, o vereador, Marco Konopacki, João Paulo Mehl, da União Paranaense dos Estudantes, e Érico Massoli Ticianel, representando o DCE da UFPR, assistiram ao vídeo com os demais participantes. Os convidados também puderam apreciar mostra de fotos da América Latina, na recepção do auditório do Anexo II.