Doação de sangue, violência contra idosos e mais notas do dia 14 de junho

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 14/06/2023 14h57, última modificação 14/06/2023 14h57
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Doação de sangue, violência contra idosos e mais notas do dia 14 de junho

Notas da sessão plenária de 14 de junho. (Arte: Arquivo/CMC)

Doação de sangue I*
A lei 15.188/2018 instituiu, em Curitiba, o Junho Vermelho para conscientização da doação de sangue”, lembrou o vereador Bruno Pessuti (Pode), durante a sua fala no pequeno expediente desta quarta-feira (14), quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída em 2004 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. “Celebrar a doação de sangue é celebrar um ato de amor”, enfatizou o parlamentar.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Doação de sangue II*
Já o presidente Marcelo Fachinello (PSC) ressaltou a realização da campanha “Doe Sangue pelo Esporte”, desenvolvida desde 2003 pela Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Hemepar e da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba. “Com o apoio dos três clubes da capital paranaense, Athletico, Coritiba e Paraná Clube, o Hemepar está sorteando camisas autografadas de jogadores dos times para quem for doador de sangue ou de medula óssea”, registrou Fachinello.

Violência contra idosos*
Pastor Marciano Alves (Solidariedade) voltou a chamar a atenção dos vereadores para o Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa. “O Junho Violeta nos faz refletir sobre as diferentes formas de violência contra a pessoa idosa”, disse. Entre os objetivos da pauta, está a luta contra o etarismo na sociedade, caracterizado pela discriminação em razão da idade mais avançada. “Essas práticas são prejudiciais à saúde e à dignidade emocional, psicológica e econômica das pessoas na terceira idade”, finalizou.

Dengue e enchente*
Toninho da Farmácia (União) utilizou a tribuna para cobrar celeridade na execução dos serviços de limpeza nos canais do conjunto Vitória Régia. Fiz o encaminhamento do pedido junto à Secretaria do Meio Ambiente e gostaria de reforçar o pedido para que a limpeza aconteça com a equipe olho d’água. Pedimos urgência, pois já foram detectados focos de dengue na região”, alertou Toninho. O parlamentar ainda pediu que sejam revistos os alertas de risco de enchentes em áreas que não existem risco de alagamentos.Não tem cabimento aparecer esse alerta. Peço que esse alerta seja retirado para que os moradores e proprietários de imóveis não tenham prejuízos”, finalizou.

Fiscalização*
Pronunciamento da vereadora Indiara Barbosa (Novo) ressaltou o trabalho de fiscalização que vem sendo realizado pelo seu mandato. “Estamos diariamente olhando os gastos da prefeitura. Isso é o dinheiro do cidadão de Curitiba e esse gasto deve ser responsável”, relatou. O pedido de informações direcionado à Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) para esclarecimento de compras com valores supostamente acima do praticado também foi citado. ”Agradecemos a postura, o atendimento e as providencias tomadas com o cancelamento da compra dos equipamentos apontados. Não é perseguição. É apenas uma fiscalização e que todas as secretárias tenham a mesma atitude da Smelj que reconheceu o erro e o equívoco”, concluiu.

Previdência*
A vereadora Professora Josete (PT) solicita informações ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Curitiba sobre a arrecadação nos últimos três meses com a contribuição dos aposentados e dos pensionistas. A vereadora também pede esclarecimentos sobre o número de aposentados, pensionistas e servidores ativos que contribuem junto ao instituto (062.00453.2023).

Tecnologia*
Requerimento do Professor Euler (MDB) pede informações à Prefeitura de Curitiba sobre o cronograma para implantação do Programa Viva Curitiba Tecnológica (062.00454.2023).

Esportes*
implantação de equipamentos da academia ao ar livre no Parque dos Abraços faz parte do pedido de informações do vereador João da 5 Irmãos (União) encaminhado à Prefeitura de Curitiba. O pedido tem por objetivo esclarecer reclamações de usuários que questionam a fragilidade dos equipamentos instalados (062.00455.2023).

Visitas em plenário*
Laianny Cristina de Souza, chefe de gabinete da Câmara Municipal de Itaperuçu (PR), acompanhada do administrador José Luiz Peokon, conheceram a Câmara Municipal de Curitiba. O grupo foi acompanhado por Hamilton Junior, da Associação de Servidores da CMCTambém foi anunciada a visita de Valter Viana, ex-vereador da cidade de Maringá (PR) e presidente do antigo PHS (incorporado pelo Podemos), recepcionado, em plenário, pelo vereador Salles do Fazendinha (DC).

UPA Fazendinha
A cerimônia de reabertura da UPA Fazendinha está marcada para esta sexta-feira (16), às 16h30, e todos os vereadores foram chamados para a atividade. O convite do prefeito Rafael Greca aos parlamentares foi comunicado ao plenário pelo líder do governo, Tico Kuzma (PSD), ao final da sessão. O presidente da CMC, Marcelo Fachinello (PSC), parabenizou o chefe do Executivo pela reabertura da unidade e o vereador Salles do Fazendinha (DC), "incansável" nessa demanda da região.

Ipardes 50 anos
O aniversário de 50 anos do Ipardes (
Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), comemorado na terça-feira (13), foi citado na fala de Oscalino do Povo (PP) ao plenário. "Foi uma noite muito profícua. Tão gloriosa, que diversas personalidades estavam lá, e a CMC participou comigo e com Bruno Pessuti (Pode), Mauro Bobato (Pode) e Rodrigo Reis (União). O presidente [Jorge Augusto] Callado ficou muito feliz em homenagear as pessoas do Ipardes", registrou o parlamentar.

Minuto de silêncio*
O plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de João Tiborski, a pedido do vereador Oscalino do Povo (PP).



*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
*Notas revisadas pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba