Divulgadas ações da Semana Municipal do Espectro Autista

por Assessoria Comunicação publicado 01/04/2019 16h00, última modificação 05/11/2021 07h48

Iniciada no último sábado (30), a Semana Municipal da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista terá atividades até o dia 7 de abril, coordenadas pela Assessoria de Direitos da Pessoa com Deficiência, da prefeitura. A iniciativa foi criada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) há três anos, pela lei 14.809/2016, proposta por Pier Petruzziello (PTB). “A data em si [dia mundial alusivo ao transtorno] é amanhã, 2 de abril. A cidade irá receber vários eventos”, disse o vereador, durante a sessão desta segunda-feira (1º).

A programação inclui uma contação de histórias para crianças autistas na Casa Encantada, no Bosque Alemão, dia 7 de abril, às 11 horas. Dentre outras atividades, também serão realizados um torneio de futebol para escolas de educação especial, uma exposição fotográfica na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), panfletagem na Boca Maldita, oficinas de música e de skate, palestras e caminhada da União de Pais Pelo Autismo (saiba mais).

Para Petruzziello, as políticas públicas voltadas à área estão avançando. Como exemplo, ele citou a aplicação da lei municipal 14.913/2013, para o diagnóstico precoce de sinais do Transtorno do Espectro Autista, também de sua autoria. Composto por 23 perguntas, o teste se chama M-chat e começou a ser aplicado em projeto-piloto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no final do ano passado.

“A criança com autismo é absolutamente normal. Temos que quebrar esse preconceito”, completou Petruzziello, sobre o principal desafio para as famílias e pacientes. “Tive acesso a mães, até por conta de reportagens no passado. A maior dificuldade é o preconceito e a falta de informações. As pessoas às vezes veem um autista chorando e acham que a criança é mimada, mas não é nada disso”, reforçou Cristiano Santos (PV). Maria Manfron (PP) e Mauro Bobato (Pode) também declararam apoio à Semana Municipal da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista.