Divulgação de cartazes com desaparecidos aprovada em 1º turno
O plenário da Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (16), dois projetos em primeiro turno. Um deles, acatado com 24 votos, foi do vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC), que autoriza a prefeitura a divulgar a lista de pessoas desaparecidas e suas fotos por meio de cartazes (005.00263.2017). O texto acrescenta parágrafos à lei municipal que já autoriza o Executivo a disponibilizar estas informações no site (12.342/2007). A outra proposta acatada pelo colegiado é de Katia Dittrich (SD) para instituir a Semana da Proteção Animal em Curitiba.
“Além da divulgação no sítio eletrônico, a ampliação da rede de divulgação de fotos e informações para os demais espaços públicos bem como outros locais de intensa circulação de pessoas, caracteriza mais uma ferramenta de trabalho quando trata-se de desaparecimento”, diz Wolmir a matéria de sua autoria. Ele argumentou que em 2016 foram 100 casos de desaparecimentos no estado do Paraná, sendo 15 em Curitiba.
Ezequias Barros (PRP) cumprimentou Dr. Wolmir pela iniciativa. “Quero parabenizá-lo pelo projeto que ajuda a sanar uma lacuna. Uma parte da população tem internet mas na periferia não é tão comum. Daí a importância dos cartazes”, destacou Osias Moraes (PRB). Para Noemia Rocha (PMDB), o projeto é “singelo mas de muita efetividade”. De acordo com ela, algumas pessoas relatam: "eu prefiro saber que ele morreu à angústia de não saber o que aconteceu". Kátia Dittrich (SD) também congratulou Wolmir.
Semana da Proteção Animal
Com 23 votos positivos foi aprovado, também em 1º turno, o projeto de Katia Dittrich que institui a criação da “Semana da Proteção Animal” em Curitiba (005.00235.2017 com substitutivo geral 031.00019.2018 e emenda substitutiva 035.00007.2017). A autora optou por realizar a discussão do projeto na votação em 2º turno.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba