Dívida interna brasileira é tema de reunião pública na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 23/05/2014 10h25, última modificação 23/09/2021 10h16

A Câmara Municipal de Curitiba promove, na próxima sexta-feira (30), uma reunião pública sobre a auditoria da dívida brasileira. Proposto pelo vereador Jorge Bernardi (PDT), o evento será realizado no auditório do Anexo II, das 14h às 17h. Dentre os convidados estão o diplomata Adriano Benayon, doutor em economia, e a auditora de tributos Eulália Alvarenga, especialista em administração pública.

“O tema é de grande relevância. O país está mergulhado em um endividamento interno, sem um debate sobre o gerenciamento desta dívida”, justifica Bernardi. “Uma das modalidades usadas para amortizá-la são os impostos, que nas últimas décadas aumentaram paralelamente ao endividamento brasileiro. O trabalhador, inclusive o cidadão curitibano, é onerado pela ingerência governamental”, alerta.

Para o parlamentar, “a sangria dos altos impostos em cima do contribuinte acaba indo para o ralo. Enquanto faltam recursos para o atendimento aos direitos sociais básicos de milhões de brasileiros, boa parte deste dinheiro vai para honrar a dívida pública”, afirma. O propositor da reunião pública também destaca que o problema foi mote de uma CPI da Câmara dos Deputados, encerrada há quatro anos.

Ainda segundo o vereador, “a dívida pública federal, que inclui os endividamentos interno e e externo do governo, teve aumento de 1,69% em outubro de 2011, ou seja foi para R$ 2,02 trilhões, segundo informações divulgadas na época pela Secretaria do Tesouro Nacional. Com a alta registrada no período, a dívida retornou ao patamar de R$ 2 trilhões, atingida somente uma única vez, em dezembro de 2012, e bateu recorde histórico”, explica Jorge Bernardi.