Distrofia muscular pode ser tema de campanha

por Assessoria Comunicação publicado 27/08/2004 00h00, última modificação 13/05/2021 18h02

Projeto de lei do vereador Paulo Frote que está em análise pela Comissão de Educação Cultura Bem Estar Social e Ecologia da Câmara Municipal institui o “Dia Municipal de Prevenção e Orientação da Distrofia Muscular”. A proposta prevê que a data deverá ser comemorada, anualmente, todo o dia 17 de setembro. No dia da celebração deverão ser promovidas, pelo Poder Público, palestras em escolas, associações de pais e mestres, creches e instituições.
Segundo o parlamentar, o objetivo é levar à população informações que podem ajudar na orientação sobre a doença, além de difundi-la nos meios escolares, evitando, assim, problemas mais graves no futuro.
“Estima-se que no Brasil existam cerca de 80 mil portadores da doença, distribuídos nos mais de 30 tipos identificados na literatura médica”, diz Frote A distrofia muscular é uma doença genética, letal, mais comum na infância, e que deve ser agressivamente tratada e ter suas complicações prevenidas. “Apesar dos avanços científicos, não existe um tratamento realmente efetivo para estas patologias”, explica o vereador, acrescentando que existem opções que podem retardar a progressão.
Duchenne
A data de 17 de setembro foi escolhida por ser o dia do nascimento de Guillaume Duchenne, um dos primeiros médicos que, no século XIX, interessou-se pela doença e criou exames para diagnosticá-la.