Distrito do Rotary Club reconhecido com a Utilidade Pública
Márcio Barros defendeu a Utilidade Pública Municipal ao Distrito 4730 do Rotary. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nessa terça-feira (14), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou o projeto de lei para conceder a declaração de Utilidade Pública ao Distrito 4730 do Rotary International. O apoio em primeiro turno foi unânime, com 30 votos positivos, e a proposta precisa ser confirmada em plenário, nessa quarta (15), antes de seguir para a sanção do Executivo (014.00032.2022). A iniciativa é do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD).
O Distrito 4730 é um dos quatro do Paraná e abrange a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), os Campos Gerais e o litoral do estado. “Só nesse distrito são 76 clubes e 5 satélites, pequenos clubes que estão começando seus trabalhos”, citou Barros (confira o relatório de atividades). O governador do distrito, Sérgio Luiz Bellotto Junior, foi representado pela rotariana Pricila Marcoccia de Souza.
O clube mais antigo de Curitiba, acrescentou o autor da proposição, foi criado há 90 anos. O Rotary, reforçou Barros, é uma rede internacional, com bastante atuação na pandemia da covid-19. “São mais de 34 mil clubes espalhados pelo mundo”, afirmou. “Hoje, mais de 1,4 milhão associados em todo o mundo, são U$ 333 milhões outorgados para iniciativas humanitárias, em 2020 e 2021”, completou.
O projeto de lei recebeu o apoio de Rodrigo Reis (União), que faz parte do Rotary Club Mercês e ressaltou diversos projetos rotarianos. Oscalino do Povo (PP) também apoiou a iniciativa. As sessões plenárias são realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba