Discutidos problemas de bairros com redes locais do Sesi
As coordenadoras das redes de desenvolvimento local do São Brás, Flávia Martins, e do Orleans e Santo Inácio, Ariana Rodrigues, foram recebidas pelo vereador Mauro Ignácio (PSB), nesta segunda-feira (28). O programa é do Sesi, responsável pela articulação e mobilização de comunidades de todo o estado.
O parlamentar, que teve 85% dos votos na regional de Santa Felicidade, destacou os 50 requerimentos já apresentados para a região. Segundo ele, diversas ruas apresentam problemas. Outras demandas, repassadas pelas Associações Comerciais locais, são quanto a vias do Orleans, enquadradas como CIC, e à instalação de câmeras de monitoramento na Avenida Toaldo Túlio.
“Queremos reforçar movimentos comunitários, que possam somar na busca por soluções para os problemas locais. Programas como as redes de desenvolvimento podem fortalecer ainda mais esses movimentos da comunidade”, disse Ignácio às agentes de desenvolvimento. “O representante político dá voz à população, eco às reivindicações.”
Presente em diversos bairros de Curitiba, a Rede de Desenvolvimento Local estimula parcerias e a união da comunidade, para concretizar a busca de soluções para demandas da região. Alguns exemplos de ações são os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), associações de moradores, hortas comunitárias e projetos culturais. A rede reúne, no Paraná, mais de dez mil pessoas. Mais informações no www.desenvolvimentolocal.org.br .
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba