Discutida criação do Conselho de Segurança

por Assessoria Comunicação publicado 10/03/2006 18h00, última modificação 08/06/2021 09h12
Dando prosseguimento ao debate sobre o projeto que dispõe sobre o Sistema Municipal de Segurança do Cidadão e de seu patrimônio, de iniciativa do presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), integrantes do programa Conversando com Vizinhos, reuniu-se nesta sexta-feira (10) na Secretaria de Defesa Social para discutir a elaboração do Conselho Municipal de Segurança.
Durante o encontro, a coordenadora do programa, psicóloga Ivone Neves, lembrou que a proposta do Legislativo é a co-participação no processo de mudança, com ações contra a violência. Ivone explicou aos participantes do encontro que a idéia da criação do sistema foi elaborada de forma genérica e que, depois de aprovada, outros órgãos serão chamados para compor parcerias e formar o Conselho Municipal de Segurança. "Não é um projeto isolado, pois a segurança é problema que tem que ser trabalhado em todas as esferas", disse.
Divulgação
A psicóloga já visitou diversas entidades como os Juizados Especiais,  Tribunal de Contas,  Federação do Comércio,  secretarias de Justiça e Cidadania, da Segurança Pública, e de Defesa Social, a Procuradoria Geral da Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil,  Tribunal de Justiça,  Procuradoria do Município, para divulgar o programa Conversando com Vizinhos e, acrescentou, também, que em breve, serão visitadas as secretarias de Educação, Saúde e Turismo, entre outros órgãos públicos.
O coordenador dos Conselhos de Segurança (Consegs) Benjamim Zanlorenci Júnior, explicou que o Estado já desenvolve programa semelhante e que, inclusive, a criação do Conselho Municipal será um complemento.  Já o secretário da Defesa Social, Itamar dos Santos, lembrou que o Conselho Municipal é totalmente independente do Conselho Comunitário e que uma das medidas que  poderia se adotar seria a informalidade das denúncias.
Para o representante do Ministério Público, Leandro Recchiutti Gonsalves o mais importante é limitar ao participantes naqueles que tiverem maior abrangência de soluções para que as discussões não percam seu foco.
Participações
Participaram da reunião o assessor jurídico da Câmara , Ariel Ventura, a procuradora do município Regina Seixas, o diretor da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, entre outras autoridades.
A próxima reunião ficou agendada para esta segunda-feira (13), 18h., na Sala das Comissões da Câmara de Curitiba.