Câmara Municipal de Curitiba estreia o CMC Podcasts na segunda
O que o cachorro-quente vendido no comércio ambulante tem a ver com a atuação política dos vereadores? E o que os parlamentares municipais podem fazer diante de novas realidades, como o caso de aplicativos gerando novas relações de trabalho? Essas e outras perguntas pautam os programas do CMC Podcasts, produzidos no novo estúdio da Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba. Os primeiros episódios vão ao ar na manhã de segunda-feira, dia 20 de novembro, com um amplo debate sobre o cachorro-quente nas ruas de Curitiba.
“Com o estúdio, oferecemos à população mais transparência, com uma comunicação pública moderna. Tratamos as notícias políticas de maneira descomplicada e, ao mesmo tempo, oferecemos informação cidadã e entretenimento”, diz a diretora de Comunicação Social, Patricia Tressoldi. Desde outubro, a equipe de Comunicação, comandada por Tressoldi, trabalha na produção dos programas que farão parte do CMC Podcasts. Por meio deles, os telespectadores poderão se informar sobre temas relevantes da cidade de Curitiba, além de conhecer melhor os vereadores e suas bandeiras, em conversas divertidas sobre o povo curitibano e suas curitibanices.
Responsável por organizar as redes sociais da Câmara de Curitiba, a jornalista Michelle Stival reforçou a importância de uma maior conexão entre o órgão parlamentar e a população. “Os podcasts vão abrir um novo caminho para os debates que ocorrem no dia a dia da Câmara e que envolvem toda a sociedade”, ressaltou Stival.
Confira o teaser do CMC Podcasts
Programas sobre as comissões permanentes
Os programas temáticos nasceram com base nas comissões permanentes da Câmara de Curitiba. Cada um desses programas terá uma temporada com um tema a ser debatido em quatro episódios. Além de uma apresentação do tema e dos principais projetos de lei que tramitam ou foram recentemente aprovados pelos vereadores, os episódios terão reportagens externas, especialistas, convidados especiais e, claro, vereadores e vereadoras de cada comissão.
O primeiro programa a ser publicado pelo CMC Podcasts será o Pode ou não pode?, com base na Comissão de Constituição e Justiça, e irá ao ar, no YouTube e no Spotify, no dia 20 de novembro, segunda-feira. Intitulada Terra de Vina, a primeira temporada do programa tem o objetivo de debater as normas municipais do horário noturno do comércio ambulante, das 19h às 6h, o qual está reservado somente para quem trabalha com cachorro-quente. Os outros programas temáticos serão lançados nos próximos meses, confira os nomes e suas respectivas comissões:
> Cabe no bolso? - Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização
> Inclusão Já! - Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência
> Respeito! - Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias
> Entre Quadras e Bibliotecas - Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer
> Verde que combina com a gente - Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos
> Remediar e prevenir - Comissão de Saúde e Bem-Estar Social
> Curitibacraft - Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI
> Do Povo, Para o Povo, Pelo Povo - Comissão de Participação Legislativa
> Mãos à obra - Comissão de Serviço Público
Programas livres e entrevistas com os vereadores
Além dos programas voltados às comissões permanentes, o CMC Podcasts terá na pauta quatro outras atrações. Dentre elas, está o Você na CMC - que apresentará o trabalho de órgãos internos da Câmara, como o Serviço de Informação ao Cidadão, a Escola do Legislativo, a Procuradoria da Mulher, entre outros departamentos; o Curitibou - com foco em entretenimento, que abordará particularidades marcantes da cidade; e, por fim, o Você me representa e o Tribuna Livre, que servirão para apresentar o perfil do vereador e suas bandeiras.
Os 14 programas terão como base de gravação o estúdio montado em uma sala de 20 metros quadrados. O espaço parece pequeno, mas o suficiente para expandir os temas debatidos na Câmara Municipal de Curitiba para todo o universo da internet. Seja pelo YouTube ou seja pelo Spotify, todos estão convidados a acompanhar os debates, deixar seus comentários, críticas e sugestões. Aproveitando, pode colaborar com a primeira temporada: o cachorro-quente ideal vai com uma ou duas vinas?
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba