Diretoria de Comunicação apresenta trabalho a alunos da UFPR
"A gente está aqui para atender a população, promover a transparência", disse a diretora de Comunicação, Patricia Tressoldi. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta terça-feira (30), a Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel guiou visita de alunos do curso de Comunicação Social – bacharelado em Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além de conhecer o Palácio Rio Branco, prédio histórico que é a sede oficial do Poder Legislativo da capital do Paraná, os estudantes foram recepcionados pela diretora de Comunicação Social da instituição, Patricia Tressoldi.
“A gente está aqui para atender a população, promover a transparência. Hoje, o nosso principal desafio é chamar a atenção da população para o que acontece aqui”, explicou a servidora pública, na abertura da apresentação.
Na avaliação de Tressoldi, o “grande case” da Comunicação Social, hoje, é a instrução normativa 3/2022, que institui os procedimentos adotados nas coberturas do dia a dia da Câmara de Curitiba, dando autonomia ao trabalho da diretoria. O ponto principal é a isonomia. “A gente recebe muitas câmaras municipais, inclusive de cidades grandes, que vêm aqui para entender nosso trabalho”, relatou.
"Eu gosto de falar que nos dividimos como uma redação de veículo e uma agência", comparou Patricia Tressoldi sobre o mix de produtos ofertados pela Comunicação Social. “Eu falo que, se a gente fosse um veículo de comunicação, a gente seria um portal de notícias”, explicou ela sobre o "editorial", uma das frentes de trabalho da diretoria. A página da Câmara, frisou, tem uma média de 60 mil acessos únicos por mês e recebeu o reconhecimento do Google News, ano passado, como um portal de notícias.
Redes sociais: Câmara de Curitiba mais próxima à população
Os produtos das redes sociais – divisão chamada de multiplataforma – também foram destacados durante a apresentação aos estudantes da UFPR. “A ideia é que a gente consiga aproximar a Câmara da população, para que a população veja a Câmara de uma maneira mais humanizada.”
O Instagram, o TiKTok e outras redes sociais, pontuou a diretora de Comunicação Social, trazem diferentes linguagens para traduzir o trabalho da CMC à população. Para alavancar conteúdos são usados, inclusive, as trends (conteúdos populares) e as collabs (parcerias).
No YouTube, o trabalho focou a organização do canal até o lançamento do CMC Podcasts, em novembro de 2023. A ferramenta de comunicação pública é dividida em 14 programas, que debatem do universo das comissões temáticas da Câmara Municipal às “curitibanices”. No fim de junho deste ano, a Diretoria de Comunicação comemorou o lançamento do 100º programa.
A servidora também falou do atendimento à imprensa; do trabalho de resgate histórico de Curitiba e da Câmara Municipal, no Nossa Memória; e de outras ferramentas usadas para chegar até a população, como a TV do Ônibus e a ZapNews.
No período eleitoral, restrições garantem transparência
Quanto às restrições do período eleitoral, Patricia Tressoldi explicou a manutenção do portal e dos canais da CMC nas redes sociais, em busca da transparência na cobertura dos trabalhos legislativos. “A gente continua com o trabalho, mas aplica restrições. A nossa cobertura fica mais enxuta”, explicou. Há mudanças, por exemplo, no formato das notícias, tirando o foco dos vereadores, e o espaço para os comentários, nas redes sociais, é desativado (saiba mais).
“Se a instituição, se ela consegue trabalhar, trazer para uma linguagem que as pessoas entendam, para a comunicação pública, é sensacional”, observou a professora da UFPR Denise Stacheski, da disciplina Relações Rúblicas Internacionais. “A hora que você entende e dialoga, traz a comunicação de verdade”, complementou. Denise acompanhou o grupo de alunos junto à mestranda Nayane Pantoja.
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