Diretores de Informática, Patrimônio e Comunicação apresentam metas
O plenário teve, na sessão desta quarta-feira (8), o segundo dia das apresentações sobre o funcionamento e os projetos dos setores da Câmara Municipal de Curitiba. As explicações foram realizadas pelos diretores de Informática, Ederson Costa; de Patrimônio e Serviços Auxiliares (DPSA), Everton Beckert; e de Comunicação, Filipi Oliveira. Os dois primeiros assumiram os cargos nesta gestão da Mesa Diretora, enquanto o último continuou à frente do setor.
“Temos muitos desafios e metas, projetos de melhorias dos serviços prestados a vocês. A expectativa da Mesa é que possamos a partir deste ano ofertar uma nova visão de vários serviços já prestados, de excelência. A nossa estruturação de trabalho vai mudar um pouco”, disse Costa. “Vamos priorizar o lado das pessoas, o contato com os assessores, os vereadores e os servidores. Dentro dessa metodologia, pretendemos melhorar a questão de governança em relação à TI.” Em parceria com a Comunicação da Casa, adiantou o diretor de Informática, estão previstas alterações no site e na intranet.
Sobre a DPSA, Everton Beckert destacou que é a maior diretoria da Casa. “Temos cerca de 50 servidores [efetivos]. Cabe a nós serviços gerais, transportes, telefonia, reprografia, serviços de copa, baixa de bens, limpeza e outros. Dar as condições de trabalho aos senhores”, explicou. “Nosso objetivo é melhorar os processos. Desburocratizar.” A partir da próxima segunda-feira (13), adiantou o diretor, não serão mais necessários memorandos para pedir água mineral: “A natureza agradece. Aos poucos faremos essas mudanças”.
Beckert falou, ainda, sobre dificuldades estruturais da Câmara: “nossa estrutura é antiga e hoje são necessárias muitas manutenções”, e pediu paciência e colaboração aos vereadores em relação às obras em andamento – para a implantação do novo sistema de ar condicionado e de acessibilidade. Outros projetos, disse o diretor, tratam da economia de materiais de consumo e da reciclagem de produtos. “estamos conversando sobre um plano de gestão”, acrescentou o presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB).
Comunicação
A última apresentação desta manhã foi do diretor de Comunicação, Filipi Oliveira. “Fazemos um trabalho estratégico para dar transparência a todos desta Casa de Leis, pautado na divulgação de tudo que acontece aqui”, disse Oliveira. Ele diferenciou a comunicação institucional, “nossa função”, daquilo que é divulgação do mandato, “e nós não fazemos”. Para separá-los, a equipe instituiu, em 2013, o conceito de “vínculo institucional”.
“Fazemos esta separação e o critério é aplicado a todos, sem distinção de partidos, de situação ou oposição, cargos [na Mesa]”, acrescentou. Oliveira explicou o funcionamento da cobertura, pelo site e redes sociais da Câmara (Twitter, Facebook, Flickr e YouTube), de sessões plenárias, licitações, solenes, audiências públicas, seminários, eventos, comissões e atos da Mesa, por exemplo. “O Twitter foi uma inovação de nossa equipe [a transmissão em tempo real começou em 2013]", acrescentou. Também há os projetos especiais, como a premiada exposição “Curitiba Ontem e Hoje” (leia mais).
“O grande desafio deste ano é incluir as redes sociais no processo legislativo. Fazemos esta ponte entre a Câmara e a população”, apresentou o diretor. Também são projetos do setor para 2017, segundo Oliveira, uma seção de enquetes no site da Câmara sobre projetos de lei em tramitação, a criação de um manual de marca para padronizar documentos referentes ao Legislativo e a participação no Hackathon Curitiba.
“É importante ressaltar que não temos nenhum ato secreto. Temos conversado muito com a Comunicação para que se amplie a transparência. Avançamos muito nos últimos cinco anos e é preciso avançar ainda mais”, observou Serginho do Posto. “Muitas das ações [do setor] são desenvolvidas pela própria equipe, sem custos extras à Casa”, acrescentou.
“Temos muitos desafios e metas, projetos de melhorias dos serviços prestados a vocês. A expectativa da Mesa é que possamos a partir deste ano ofertar uma nova visão de vários serviços já prestados, de excelência. A nossa estruturação de trabalho vai mudar um pouco”, disse Costa. “Vamos priorizar o lado das pessoas, o contato com os assessores, os vereadores e os servidores. Dentro dessa metodologia, pretendemos melhorar a questão de governança em relação à TI.” Em parceria com a Comunicação da Casa, adiantou o diretor de Informática, estão previstas alterações no site e na intranet.
Sobre a DPSA, Everton Beckert destacou que é a maior diretoria da Casa. “Temos cerca de 50 servidores [efetivos]. Cabe a nós serviços gerais, transportes, telefonia, reprografia, serviços de copa, baixa de bens, limpeza e outros. Dar as condições de trabalho aos senhores”, explicou. “Nosso objetivo é melhorar os processos. Desburocratizar.” A partir da próxima segunda-feira (13), adiantou o diretor, não serão mais necessários memorandos para pedir água mineral: “A natureza agradece. Aos poucos faremos essas mudanças”.
Beckert falou, ainda, sobre dificuldades estruturais da Câmara: “nossa estrutura é antiga e hoje são necessárias muitas manutenções”, e pediu paciência e colaboração aos vereadores em relação às obras em andamento – para a implantação do novo sistema de ar condicionado e de acessibilidade. Outros projetos, disse o diretor, tratam da economia de materiais de consumo e da reciclagem de produtos. “estamos conversando sobre um plano de gestão”, acrescentou o presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB).
Comunicação
A última apresentação desta manhã foi do diretor de Comunicação, Filipi Oliveira. “Fazemos um trabalho estratégico para dar transparência a todos desta Casa de Leis, pautado na divulgação de tudo que acontece aqui”, disse Oliveira. Ele diferenciou a comunicação institucional, “nossa função”, daquilo que é divulgação do mandato, “e nós não fazemos”. Para separá-los, a equipe instituiu, em 2013, o conceito de “vínculo institucional”.
“Fazemos esta separação e o critério é aplicado a todos, sem distinção de partidos, de situação ou oposição, cargos [na Mesa]”, acrescentou. Oliveira explicou o funcionamento da cobertura, pelo site e redes sociais da Câmara (Twitter, Facebook, Flickr e YouTube), de sessões plenárias, licitações, solenes, audiências públicas, seminários, eventos, comissões e atos da Mesa, por exemplo. “O Twitter foi uma inovação de nossa equipe [a transmissão em tempo real começou em 2013]", acrescentou. Também há os projetos especiais, como a premiada exposição “Curitiba Ontem e Hoje” (leia mais).
“O grande desafio deste ano é incluir as redes sociais no processo legislativo. Fazemos esta ponte entre a Câmara e a população”, apresentou o diretor. Também são projetos do setor para 2017, segundo Oliveira, uma seção de enquetes no site da Câmara sobre projetos de lei em tramitação, a criação de um manual de marca para padronizar documentos referentes ao Legislativo e a participação no Hackathon Curitiba.
“É importante ressaltar que não temos nenhum ato secreto. Temos conversado muito com a Comunicação para que se amplie a transparência. Avançamos muito nos últimos cinco anos e é preciso avançar ainda mais”, observou Serginho do Posto. “Muitas das ações [do setor] são desenvolvidas pela própria equipe, sem custos extras à Casa”, acrescentou.
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