Diretores apresentam estrutura do Legislativo aos parlamentares

por Assessoria Comunicação publicado 07/02/2017 11h30, última modificação 14/10/2021 08h35

Começou nesta terça-feira (7) a rodada de apresentação dos diretores do Legislativo em plenário, para explicar aos vereadores o funcionamento administrativo da Câmara de Curitiba. Houve renovação de 39% na composição parlamentar, 15 dos 38 vereadores são novos na Câmara. A iniciativa é uma ação da nova Comissão Executiva (leia mais).

Hoje se apresentaram o diretor-geral, Nilton Cordoni Júnior; o diretor do Departamento de Plenário e Processo Legislativo (Deprole), Élcio José Pereira; Antonio Torrens, da Escola do Legislativo; e a diretora da Procuradoria Jurídica (Projuris), Waléria Christina de Oliveira Maida. As exposições continuarão nas sessões das próximas quarta (8) e segunda-feira (13).

Planejamento e assessoria
O novo diretor-geral do Legislativo, Nilton Cordoni Júnior, defendeu a necessidade de unir, na Câmara de Curitiba, planejamento e sustentabilidade. “O corpo funcional tem qualidade e eu vejo neles o afã de fazer diferente e de dar uma resposta à sociedade. São pessoas que fazem, no dia a dia, a Câmara funcionar da melhor forma possível. O papel da diretoria geral será dar fluidez e pacificar entendimentos”, comentou. Cordoni disse que aproximará a gestão da Procuradoria Jurídica e da Controladoria.

Élcio Pereira explicou o funcionamento do Deprole, que concentra a gestão do trabalho legislativo dentro da Câmara Municipal: tramitação de proposições, comissões e votações em plenário. “Desejo um resultado positivo aos parlamentares. No Deprole, assessoramos todos os vereadores naquilo que compete as questões regimentais do Legislativo”, confirmou. Waléria, do Projuris, também colocou o setor à disposição. “Nem sempre os pareceres jurídicos vão agradar a todos, mas nossa preocupação é com a legalidade”, complementou.

Falando pela Escola do Legislativo, Antônio Carlos Torrens destacou a função de qualificação como a tônica do órgão. “Nosso objetivo é simples: tornar a atividade legislativa mais produtiva e aproximar o parlamento da sociedade”, declarou, antecipando que cursos temáticos serão promovidos nas próximas semanas para os gabinetes parlamentares. O presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB), destacou a importância da Escola e lembrou que há a possibilidade de uma parceria com o TRE-PR para a criação de um Parlamento Jovem em Curitiba (leia mais).

Próximas sessões
Na quarta-feira (8), são os diretores de Informática, de Comunicação e de Cerimonial – respectivamente, Ederson Costa, Filipi Oliveira e Luiz Fernando Lima quem apresentarão seus setores ao plenário. Na segunda-feira (13), fecham as apresentações os diretores de Patrimônio e Serviços Auxiliares (DPSA), Everton Beckert; de Administração e Recursos Humanos (DARH), Ana Cláudia Melo dos Santos; de Administração e Finanças (DAF), Aline Bogo; o de Licitações, Roberval Donizete Moreira; e a de Contabilidade, Sileze Cristina Born.

Até o dia 15 de fevereiro também terão debates em plenário. Estão previstas apresentações sobre o trâmite do processo legislativo, uma introdução ao Conselho de Ética, a competência do vereador para legislar, a construção de projetos de lei e funcionamento das comissões.