Diretora do Pequeno Príncipe ganha cidadania

por Assessoria Comunicação publicado 20/11/2008 17h45, última modificação 22/06/2021 09h20
Num momento em que a sociedade discute a garantia dos direitos da criança e do adolescente, assim como a preocupação crescente com as políticas públicas para este segmento, foi oportuno o título de cidadania honorária concedida pela Câmara de Curitiba à diretora de Relações Institucionais do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, na noite desta quarta-feira (19).
A sessão solene foi diferenciada pela adesão do público e apelo emocional dos participantes em conferir o trabalho realizado pela diretora do hospital, considerado referência no atendimento infantil.
Para os vereadores Luis Ernesto (PSDB), que indicou o título, e para o primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT), que dirigiu a cerimônia, além de outros que prestigiaram a arquiteta Ety Carneiro, com MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas, “honra sobremaneira a cidadania curitibana de fato, e agora também de direito, por levar até as instâncias nacionais suas ações sociais naquela instituição”. Ety nasceu na cidade de São Paulo.
Luis Ernesto destacou a liderança da homenageada, que também preside a Associação dos Pais e Amigos das Crianças Portadoras de Mielomeningocele e integra o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial da Federação das Indústrias do Paraná. “Seu trabalho atinge mais de cem mil pessoas”, ressaltou, durante saudação.
Personalidades
Prestigiada por diversas personalidades, a solenidade de entrega do título de cidadania contou com a presença do vice-prefeito, Luciano Ducci; Luiz Forte Neto, secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano; Heinz Georg Herwig, conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná; Fernando Antonio Miranda, cônsul honorário do Equador; José Alvaro Carneiro, superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, e Luiz Malucelli Neto, presidente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, o Lactec.
Projetos
Do ano de 2000 até agora, a homenageada fez crescer inúmeras vezes a captação de recursos para os projetos desenvolvidos na unidade, assim como possibilitou a ampliação do espaço físico, em mais quatro andares, dois dos quais já em funcionamento. Os avanços conquistados possibilitaram aumentar para seis mil os internamentos ao ano. Ety Carneiro também tem sido importante gestora no Programa Família Participante, que reduz a permanência hospitalar pelo acompanhamento de familiares durante a internação de pacientes. E, como complemento, vem realizando campanhas preventivas sobre diversas ações sociais. Entre elas, a condução do futuro das crianças atendidas pela instituição, sobre fibrose cística, vida contra o câncer infantil e, desde 2002, o Dia Mundial de Saúde.