Diretor do Hospital Costantini fala sobre doenças coronárias na CMC
Costantino Costantini, diretor do Hospital Cardiológico Costantini esteve na Câmara, onde falou sobre doenças coronárias. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta quarta-feira (11) a Câmara Municipal recebeu, durante a Tribuna Livre, o médico Costantino Costantini, cardiologista, diretor e fundador do Hospital Cardiológico Costantini, que falou sobre o tema “doenças cardíacas: da prevenção à reabilitação”. O convite para a Tribuna Livre foi feito pelos vereadores Tico Kuzma (PSD) e Sabino Picolo (União). A Tribuna Livre é o espaço concedido, nas sessões plenárias das quartas-feiras, para que especialistas, a convite dos vereadores, se pronunciem sobre temas de interesse da sociedade.
Estiveram presentes: Alessandro Costantino, diretor administrativo do Hospital Cardiológico Costantini; Rodrigo Maingue, diretor financeiro; Bianca Presepiorski, diretora médica; Carmen Weigert, chefe de serviços; Costantino Ortiz, hemodinamicista; Sérgio Tarbini, chefe de residência e Vinícius Shibata, hemodinamicista.
Veja a Tribuna Livre no Canal da Câmara no Youtube.
Veja as fotos da Tribuna no Flickr da Câmara.
Saudação
Tico Kuzma, autor do convite para a Tribuna Livre, agradeceu a presença do médico cardiologista Costantino Costantini e dos integrantes da diretoria do Hospital Costantini. “Trata-se de uma instituição médica que presta um serviço de excelência em cardiologia. O hospital promove ciência e educação continuada desde maio de 1998, quando ainda funcionava como clínica”, disse o vereador que lembrou também o fato de o Hospital Costantini haver recebido da American Heart Association a certificação de ser a primeira Central de Dor do Peito do Paraná. Para Kuzma, o hospital tem se destacado pelo trabalho em prol da manutenção da saúde cardiovascular da população. Ele destacou ainda que o hospital ampliou sua estrutura física e tecnológica para aprimorar o atendimento aos usuários do sistema suplementar de saúde e obteve diversas certificações de qualidade, entre elas, o Selo de Excelência da Associação Nacional de Acreditação no nível 3, de acreditação plena.
O hospital também promove iniciativas como o Clube do Coração, que realiza encontros e palestras sobre a atitude proativa em relação à saúde, se valendo de uma linguagem coloquial para lidar com o público leigo. Outra atividade desenvolvida pelo Hospital se dá por meio da Fundação Francisco Costantini, que promove o atendimento ambulatorial gratuito de pessoas comprovadamente carentes. Outra honraria recebida pela instituição foi o Prêmio Top de Marketing do Paraná que evidencia o comprometimento da equipe do hospital. “No jubileu de 25 anos da instituição, os valores do Hospital Cardiológico Costantini são proatividade, empatia, ética e respeito”, salientou o vereador, que concluiu afirmando: “Muitas e muitas vidas foram salvas pelo trabalho dos servidores e servidoras do Hospital”.
Humildade, lealdade e honestidade
O médico cardiologista Costantino Costantini disse que o Hospital Costantini, fundado há 25 anos, tem por princípios a humildade, a lealdade e a honestidade. “Foram valores que aprendi com pessoas como meu pai, o professor Luiz V. Décourt e o professor Radi Macruz”, disse o médico. Ele destacou que a inauguração da clínica foi viabilizada pelo então prefeito Cássio Taniguchi. “Naquele momento começamos a usar ultrassom intracoronário, em 1995, e hoje atuamos com o cardio intervencionismo. Em 2003, criamos o Clube do Coração e, em 2004, a clínica passa a ser hospital, com início do serviço de residência pelo qual já passaram 57 residentes". Outra atividade destacada pelo médico foi a caminhada do coração, que teve início em 2005.
Costantini frisou que o Hospital atua também como uma entidade de educação, ensino e pesquisa. “Acreditamos no cuidado do corpo, na caminhada, na ideia da preservação da saúde. Doenças cardiovasculares representam o maior índice de morte atualmente. Devemos estimular a educação física entre os jovens e não a permanência por tempo exagerado em frente a telas, hábito que está gerando uma juventude doente”, disse o médico. Em 2007, o hospital criou a Academia do Coração e, em 2013, recebeu o Prêmio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) – Ciência e Tecnologia. “Temos mais de 800 apresentações em reuniões científicas em todo o mundo sobre prevenção de doença coronária”, afirmou Costantini.
Ele encerrou sua fala destacando as práticas que impedem o desenvolvimento de doenças coronárias: evitar o stress; ter hábitos saudáveis (dieta, manutenção dos níveis de colesterol, LDL, triglicerídios e glicemia); não esquecer a medicação; praticar exercícios aeróbicos e descansar após almoço (meditação).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba