Direitos Humanos debate segurança na Praça Eufrásio Correia

por Assessoria Comunicação publicado 03/04/2013 19h05, última modificação 15/09/2021 07h15
A ação da Guarda Municipal, realizada na Praça Eufrásio Correia na tarde de terça-feira (02), foi elogiada pela Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública. O assunto foi abordado em reunião do colegiado que ocorreu na manhã desta quarta-feira (03). Segundo o presidente, Chico do Uberaba (PMN), é preciso encontrar uma forma de dispersar usuários de drogas que ficam na praça.

Durante a ação da polícia, cerca de meio quilo de maconha foi apreendido. Conforme o diretor de Operações da Guarda Municipal, Vilson Stempinhaki, os dependentes escondem a droga quando veem a polícia chegar, por isso foram trazidos cães farejadores nesta ocasião. “Momentaneamente resolveu o problema naquele dia, mas em outros pontos [da cidade] a situação está preocupante”, acrescentou. Stempinhaki citou operação realizada no bairro Boqueirão, onde o problema foi resolvido.

Dirceu Moreira (PSL) sugeriu que seja instalado um módulo policial permanente na praça em frente à Câmara Municipal de Curitiba. Já Cristiano Santos (PV) propôs a reativação de uma sala dentro da própria Casa para a Guarda Municipal, algo que já existia na instituição.
 
Para ele, a praça é um ponto importante da cidade, não apenas por estar em frente ao Legislativo, mas porque também é caminho para quem vai ao shopping ou à estação-tubo. Uma nova reunião será realizada e deve contar com representantes do 1º Distrito Policial, que atende o Centro, e da Guarda Municipal. Participaram da reunião o supervisor da Guarda Municipal, Fábio Lazma e o vereador Geovane Fernandes (PTB), que também é membro da comissão.
 
Cirurgia bariátrica

Além do debate sobre a segurança na praça, foi analisado o projeto que prevê desconto em restaurantes e bares para pessoas que tenham realizado redução de estômago (cirurgia bariátrica). A proposição, de autoria do vereador Bruno Pessutti (PSC), deverá ser tema de audiência pública, conforme deliberou o colegiado.

Palestra
    
A Comissão recebeu convite da Universidade Positivo para palestrar sobre o tema “Contradição que pode haver entre Direitos Humanos e Direito das Minorias” em um evento que será realizado no dia 14 de abril. O colegiado indicou a vereadora Carla Pimentel (PSC) para falar sobre o assunto.