Direitos Humanos debate projeto sobre atendimento ao consumidor

por Assessoria Comunicação publicado 31/03/2017 16h10, última modificação 15/10/2021 08h45

Quatro reuniões de comissões estão agendadas para a próxima semana. Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública vai se reunir na segunda-feira (3), às 8h, no subsolo do Palácio Rio Branco, para debater três projetos em pauta. Dentre eles está o que obriga prestadoras de serviços continuados, como telefônicas e empresas de TV a cabo, a manterem postos de atendimento aos clientes para tratar pessoalmente das demandas, em vez de telemarketing.

A matéria (005.00026.2017) é de autoria do vereador Helio Wirbiski (PPS) e está sob a relatoria de Beto Moraes (PSDB).  “O atendimento das empresas de telefonia, TV por assinatura, de jornais e revistas, é um calvário para os consumidores, pois são horas de espera ao telefone implorando por respostas, principalmente se for para cancelar os serviços”, queixa-se o propositor.

Também de Wirbiski será analisada proposta que converte todos os assentos dos ônibus do transporte público de Curitiba em preferenciais (005.00027.2017). De Rogério Campos (PSC) será debatida a matéria que pretende obrigar agências bancárias e shopping centers a terem um profissional capacitado para se comunicar na Língua Brasileira de Sinais (Libras) com pessoas que tenham deficiência auditiva (005.00037.2017). Além de Beto Moraes, participam do colegiado Rogerio Campos, presidente, Ezequias Barros (PRP), Goura (PDT) e Maria Leticia Fagundes (PV).

Ainda na segunda-feira, às 15h, os 19 vereadores que compõem a comissão que revisa o Regimento Interno da Câmara vão se reunir no auditório do Anexo II. Diversos pontos do documento, que rege as ações do Legislativo, como as sessões plenárias, estão sendo debatidos (leia mais).

Outras comissões
Na terça-feira (4), a Comissão de Legislação vai se reunir às 15 horas, e na quarta (5) será a vez de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologia da Informação, às 14h30, ambas no subsolo do Palácio Rio Branco. As pautas ainda não estão fechadas e serão divulgadas na semana que vem.

Plenário
Os projetos apresentados neste início de legislatura ainda estão sendo analisados pelas comissões e não há nenhum pronto para ser votado em plenário. Portanto, na pauta da sessão de segunda-feira (que inicia às 9 horas da manhã) não haverá votação de proposições de lei. No entanto, os vereadores debaterão requerimentos de indicações à prefeitura, como a sugestão de realizar estudos para implantação de equipamento raios-X na Unidade de Saúde Campina do Siqueira (201.00102.2017), de iniciativa do vereador Mauro Ignácio (PSB).