Dirceu Moreira quer data comemorativa para “Desbravadores”

por Assessoria Comunicação publicado 24/04/2014 11h25, última modificação 23/09/2021 08h06

Os escoteiros “Desbravadores”, instituição criada a partir da Igreja Adventista do 7o Dia, podem ter uma data comemorativa incorporada ao calendário de comemorações oficiais de Curitiba. É o que pretende o projeto do vereador Dirceu Moreira (PSL), que institui a celebração no dia 20 de setembro de todos os anos (005.00076.2014).

Conforme esclareceu Moreira, o projeto quer homenagear esta entidade de escoteiros missionários que surgiu em 1919 por iniciativa de Arthur Spalding, editor da revista Whatman Magazine, em Tenessee (EUA). “O Clube de Desbravadores é um dos departamentos fundamentais da Igreja Adventista do 7o Dia e tem como objetivo prover atividades educacionais e recreativas aos membros da igreja e da comunidade”, explicou Dirceu Moreira.

O texto de justificativa do projeto traça um panorama da história dos Desbravadores, desde a sua fundação até os dias atuais. O texto diz que a iniciativa sofreu oposições (inclusive dentro da própria igreja), mas que se manteve firme em seus propósitos, fato que na opinião de Moreira revela “idealismo religioso, lealdade denominacional e civismo”.

Dirceu lembra que o primeiro Clube de Desbravadores no Brasil foi fundado no início dos anos 1960 pelo pastor Cláudio Belz. “Hoje o Brasil conta com aproximadamente cem mil desbravadores divididos em 2.500 clubes. Um número grande e que justifica a proposição do dia 20 de setembro para comemoração desta entidade”, justificou o parlamentar.