Dieese recebe homenagem pelos 50 anos de história

por Assessoria Comunicação publicado 30/11/2005 16h50, última modificação 07/06/2021 10h20
O Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos – recebeu, nesta terça-feira (29), em sessão solene realizada no plenário do Palácio Rio Branco, homenagem da Câmara de Curitiba pelos 50 anos de fundação. A proposição foi dos vereadores Manassés Oliveira (PPS), Luizão Stellfeld (PC do B), Professora Josete, Roseli Isidoro, André Passos (todos do PT) e Paulo Salamuni (PV), que presidiu a sessão. A vereadora Professora Josete (PT) discursou em nome dos 38 vereadores da Casa e afirmou que o Dieese possui papel de destaque pela seriedade e competência com que realiza suas pesquisas e é merecidamente reconhecido não só pelo movimento sindical, mas por todos os segmentos da sociedade, inclusive internacionalmente. “Dar relevo ao Dieese é dar relevo às expressivas páginas da história do Brasil nos últimos 50 anos”, disse.
Homenageados
Foram homenageados, representando o Dieese, César Tadeu Bassani; o coordenador regional do instituto, Pedro Celso Rosa; Roni Anderson Barbosa, da Central Única dos Trabalhadores, representado por Sérgio Athaíde; Sérgio Butka, da Força Sindical, representado por Manoel Altair Pereira; Vicente da Silva, da Central Geral dos Trabalhadores; Zenir Teixeira, da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil; Epitácio Antônio dos Santos, da Nova Central; Paulo César Rossi, da Social Democracia Sindical; Gladyr Basso, da Coorporação das Federações dos Trabalhadores, e José Rodrigues Lemos, representante das entidades filiadas.
Pedro Celso Rosa agradeceu em nome do Dieese e falou um pouco da história do instituto, fundado em 22 de dezembro de 1955 e que hoje conta com unidades formalmente instaladas em 16 Estados (entre eles o Paraná) e mais de 400 entidades sindicais filiadas. “Os objetivos de estudos ganharam novos ângulos com o passar do tempo, mas a motivação se mantém”, afirmou.
Participaram da solenidade de homenagem ao Dieese o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, representando o prefeito em exercício, Luciano Ducci; delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk; deputado estadual Natálio Stica; presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Adenival Alves Gomes; vereadores Paulo Salamuni, Manassés Oliveira, Professora Josete e André Passos, além de lideranças sindicais e funcionários do Dieese.