Dicas para uma Curitiba mais segura no podcast Tribuna Livre da CMC
Vereador Pastor Marciano Alves e os policiais Afonso Ninja e Afonso Miguel na bancada do CMC Podcasts. (Foto: Bruno Slompo/CMC)
Quem não gostaria de morar em uma cidade mais segura? Foi para aprofundar o tema da segurança pública que o vereador Pastor Marciano Alves (Republicanos) trouxe dois convidados especiais para o Tribuna Livre do CMC Podcasts: o policial civil Afonso Ninja e seu filho, o policial militar Afonso Miguel. Pai e filho, assim como o parlamentar, discorreram sobre uma série de temas relacionados à segurança.
“O meu mandato é participativo nos 75 bairros de Curitiba. E tenho essa pauta que é a segurança pública”, destacou Marciano Alves. Ele disse que uma cidade bem administrada precisa oferecer profissionais capacitados para coibir casos de violência. Com um extenso currículo de trabalho nas políticas tanto militar quanto civil, Afonso Ninja representa essa boa formação: integrou grupos especiais, fez e ministrou cursos no exterior e, atualmente, cursa Biomedicina, seu quarto curso superior. O exemplo inspirou seu filho a seguir o mesmo caminho – Afonso Miguel é policial militar há 10 anos.
Inscreva-se no canal da CMC no YouTube
O primeiro tema tratado no podcast da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi violência contra a mulher. Afonso Miguel destacou que a mulher precisa perder o medo de denunciar, temendo que o agressor não ficará detido e ela precisará conviver com ele. “Hoje em dia, é diferente. Se o cara agrediu, ele vai ficar preso”, garantiu. Seu pai ressaltou que há um rol de programas públicos que asseguram para a mulher condições de sustentar a família financeiramente e de permanecer afastada do agressor, como o Ame-se, o Mulher Segura e o botão do pânico no aplicativo da PMPR.
O vereador se posicionou contrário ao ditado que diz que “em briga de marido e mulher não se mete o bico”. Ele contou o caso de uma senhora que tentou o suicídio por causa das agressões psicológicas que sofria do marido. “Tem de denunciar! Não podemos aceitar a violência contra a mulher com tanta garantia de leis”, disse Marciano Alves. Afonso Ninja ressaltou que a denúncia pode ser feita por outras pessoas além da vítima e que os casos podem ser registrados em qualquer delegacia ou por telefones como o 190 e o 180.
Dicas contra golpes
Outro tópico abordado foi a questão de golpes. Segundo Afonso Ninja, em 2022, foram registrados mais de 1,8 milhão de estelionatos no Brasil – o que significa que ocorre um golpe a cada 16 segundos no país. Além de se aproveitar da boa vontade das pessoas, muitas vezes de pessoas idosas, Ninja alertou para quem adota a chamada “lei de Gerson” e quer levar vantagem em tudo. Para evitar isso, ele salientou a cartilha “Não caia nessa!”, elaborada pela Polícia Civil do Paraná (o material está disponível nesta página).
Na cartilha, há dicas de prevenção para golpes antigos e novos. Afonso Ninja explicou como funciona o chamado “golpe do nudes”, que se tornou comum com o uso de aplicativos de relacionamento no celular. O bandido finge ser uma mulher linda e começa a mandar fotos nuas e a vítima passa a responder com nudes. Nesse momento, diz Ninja, a conversa muda de tom. O bandido diz que é delegado e a jovem em questão é sua filha, menor de idade. “Eles mandam até carteira profissional, mas é falsa. Fazem de tudo para exigir dinheiro e não denunciar o expor as fotos na internet”, disse o policial civil. “Não mandem nudes! Fechem as brechas!”, pediu o parlamentar.
Cuidados com veículos e residências
O vereador e os convidados falaram também acerca de furtos e roubos de veículos e de residências. Na questão dos automóveis, Pastor Marciano Alves disse que é preciso investir em alarmes e seguro, além de desconfiar de locais suspeitos na hora de estacionar o carro. Ninja explicou que, ano passado, foram registrados 3,5 mil carros furtados no Paraná, uma média de 10 por dia. Em Curitiba, segundo ele, os bairros com o maior número de registro de veículos furtados foram Água Verde, Centro, Batel, Bigorrilho e Hauer.
A mesma dica para segurança dos carros vale para as residências: investir em equipamentos de segurança. O vereador Marciano Alves se lembrou de uma lição do missionário Davi Miranda: “Não seja mão de vaca quando se trata de segurança, é a sua vida e a vida de sua família”. Os dois policiais destacaram que, além de bons equipamentos, é bom ter vizinhos que possam monitorar casos suspeitos quando as famílias viajam, especialmente em feriados prolongados ou períodos de férias. “Participo de um grupo de WhatsApp no meu bairro. Faz toda a diferença”, disse Marciano Alves.
Homicídios e ataques a escolas
Na parte final do programa, debateu-se acerca de crimes graves como homicídios e ataques a escolas. Afonso Ninja destacou o trabalho da Polícia Civil do Paraná em 2023, considerada por institutos sociais a que mais esclareceu homicídios no Brasil. Segundo Ninja, dos 200 casos de homicídios registrados no ano passado, 73% foram solucionados. “Se levarmos em conta a resolução de crimes de anos anteriores, atingimos uma marca de 140%”, disse. Além de elogiar o investimento estadual em novas viaturas e armas, o vereador Pastor Marciano Alves destacou o amparo espiritual oferecido pelas capelanias das igrejas evangélicas.
Na questão do ataque às escolas, Marciano Alves frisou que a Câmara Municipal de Curitiba tem debatido o assunto o ano todo, não apenas quando os casos acontecem. No CMC Podcasts, por exemplo, a segurança às escolas foi tema do programa Entre quadras e bibliotecas. “Tem de ter o amor pelas crianças, e esse amor é investir na proteção delas. Começa pelo vereador, pelo prefeito: Curitiba se sobressai pelo amor na proteção dos curitibinhas”, disse o vereador. Afonso Ninja ressaltou que é preciso fortalecer a estrutura de segurança das escolas, enquanto seu filho explicou a intensificação do patrulhamento.
Tribuna Livre do CMC Podcasts
A segurança pública foi um dos temas do Tribuna Livre do CMC Podcasts, que é um espaço para os vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes para a cidade. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati.
Supervisão do estágio: Alex Gruba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba