Dias do Beisebol e do Softbol recebem substitutivos na Câmara de Curitiba

por Pietra Hara*, especial para a CMC — publicado 16/12/2024 15h50, última modificação 16/12/2024 16h04
Projetos de lei, que tramitam na Câmara de Curitiba, foram atualizados para ajustar o alcance das proposições. Ambos são de Nori Seto.
Dias do Beisebol e do Softbol recebem substitutivos na Câmara de Curitiba

Em Curitiba, tanto o beisebol quanto o sofbol são esportes com grande força. (Foto: Canva)

As propostas de lei que instituem os Dias do Beisebol e do Softbol no calendário oficial de Curitiba receberam substitutivos gerais para atualizar suas redações. Os projetos, em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) desde agosto de 2024, sugerem agora que as datas para celebrar esses esportes praticados na capital do Paraná sejam Dias Municipais (031.00090.2024 e 031.00091.2024). 

De autoria de Nori Seto (PP), o Dia Municipal do Beisebol celebrará o esporte coletivo de bola e bastão que é praticado há mais de 100 anos em Curitiba (005.00130.2024). No período inicial da imigração japonesa, o beisebol ajudou a complementar a educação dos filhos dos imigrantes, cultivando a disciplina, o esforço e a honra e auxiliando os japoneses recém-chegados a superarem as dificuldades enfrentadas no Brasil.

Em Curitiba, o beisebol tem uma forte presença, sendo difundido na capital paranaense por entidades como a Nikkei Curitiba, a Central Glória e a Associação Curitibana de Beisebol e Softbol - ACBS, que coordena os torneios e campeonatos em Curitiba. A data 12 de setembro, sugerida no projeto de lei para celebrar o esporte em Curitiba, faz alusão ao dia em que uma equipe da capital do Paraná ganhou, pela primeira vez, o Campeonato Nacional Brasileiro Adulto de Beisebol, no ano de 1976.

O Dia do Softbol, por sua vez, será reservado para celebrar o esporte derivado do beisebol, que intensificou suas práticas na cidade de Curitiba na década de 1970, principalmente por mulheres. Inventado por George Hancock em 1887, nos Estados Unidos, o softball surgiu como uma forma de se praticar o beisebol em espaços cobertos. O projeto de lei também é de autoria de Nori Seto (005.00129.2024).

As principais diferenças entre o esporte e o beisebol são as dimensões da bola (maiores no softbol), as dimensões do campo (menor do que o de beisebol) e a duração do jogo (que é de sete entradas no softbol, em vez de nove). Em Curitiba, o softbol tem representantes que têm conquistado muitos campeonatos regionais, nacionais e sul-americanos, se destacando como um dos melhores times do Brasil. A ideia é que o Dia Municipal do Softbol seja instituído no dia 13 de junho.

Com o aval positivo das Comissões de Constituição e Justiça e de Educação, Turismo, Cultura e Lazer, os projetos aguardam a inserção na Ordem do Dia para análise e votação em 1º turno. 


*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques