Dia Nacional do Pastor Evangélico é comemorado na Câmara Municipal
A Câmara comemorou o Dia do Pastor Evangélico. A iniciativa foi do vereador Ezequias Barros. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta terça-feira (28), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma sessão solene para comemorar o Dia Nacional do Pastor Evangélico. A homenagem foi proposta pelo vereador Ezequias Barros (PRD), corregedor da Câmara e membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que também presidiu o evento.
A mesa foi composta por Fernando Jamur, secretário do Governo Municipal; Newton Bonin, empresário e primeiro-suplente de deputado estadual; Lucas Gabriel Macena, primeiro-tenente da Polícia Militar do Paraná (PMPR), representando o coronel Jefferson Silva, comandante geral da PMPR e o coronel Hudson Leôncio Teixeira, secretário da Segurança Pública do Paraná; Marlici Santos, pastora titular da Igreja Tabernáculo de Davi; Ingle Freitas, pastora titular da Igreja Templo de Milagres; pastor Celso Carneiro, presidente estadual da Convenção da Igreja O Brasil Para Cristo; e Adilson Pereira da Silva, pastor titular da Igreja ABBA, representando o núcleo pastoral da região sul de Curitiba.
Inscreva-se no canal da CMC no YouTube
Também estavam presentes o vereador Rodrigo Reis (PL) e a pastora Vilma do Vale Barros, esposa do vereador Ezequias. O evento teve a participação musical de um grupo vocal formado por filhos e noras do vereador Ezequias, que foram acompanhados pelo cantor gospel Elias Salazar. A pastora Ingle Freitas abriu o evento, realizando uma oração, e o pastor Celso Carneiro também promoveu uma oração no término dos trabalhos. Valter Chagas foi o cerimonialista.
Pelos caminhos do amor, da solidariedade e dos valores cristãos
“Estamos aqui para celebrar a vida daqueles que, com dedicação e fé, conduzem inúmeras pessoas pelos caminhos do amor, da solidariedade e dos valores cristãos”, disse o vereador Ezequias Barros. O proponente da homenagem citou passagens bíblicas que exaltam os pastores enquanto representantes de Deus. “Como vereador de Curitiba venho defendendo os valores da família tradicional e a importância fundamental da igreja como pilar de nossa comunidade”, comentou Barros.
O Parlamentar agradeceu o apoio de sua família, em especial o de sua esposa. “A instituição familiar tem sido um refúgio, um lugar de abrigo e de orientação nesses tempos de dificuldades e crises”, afirmou. Ele lembrou ter sido o autor do projeto Família Acolhedora, destinado ao apoio a crianças e adolescentes (e excepcionalmente a jovens entre 18 e 21 anos) afastados da família por motivos de proteção judicial (lei municipal 15.190/2018), e também o projeto que garantiu imunidade em relação ao pagamento do IPTU para templos (inclusive os locados).
“E também o projeto, ainda em tramitação, que proíbe o uso comum de banheiros por pessoas de sexos diferentes em repartições públicas municipais ”, lembrou Ezequias. Ele também assina o projeto que institui catracas e detectores de metais em escolas e propôs o projeto que cria o Dia do Jovem Cristão, entre outros. “Hoje é dia de agradecer a todos vocês, em sua incansável batalha pela propagação da fé, tornando nossa cidade mais justa e humana, dentro dos princípios cristãos”, concluiu Barros.
Em prol das comunidades carentes
Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba, trouxe sua homenagem por vídeo, agradecendo ao trabalho de pastores e pastoras em Curitiba. “Não só no aspecto espiritual, mas também no trabalho social, desenvolvido por esses líderes religiosos que estão presentes nas comunidades carentes da cidade, distribuindo alimentos e agasalhos, além de promover ações em prol das famílias de Curitiba”, disse Pimentel .
O vice-prefeito ressaltou o fato de ser pai e que, por isso, entende ser necessário o combate às drogas e à chamada “ideologia de gênero”. Pimentel encerrou sua fala dizendo: “Curitiba é de Jesus e eu quero deixar aqui meu abraço e reconhecimento a todos vocês”.
Reconhecimento dos pastores para as famílias curitibanas
“Em nome do prefeito Rafael Greca, trago um abraço aos senhores pelo Dia do Pastor”, disse o secretário Fernando Jamur. “Que vocês continuem com esse trabalho de acolhimento em nossa cidade”, afirmou. Newton Bonin expressou alegria por participar da mesa da sessão solene. “Que Deus continue abençoando o ministério dos senhores”, disse o empresário. Para ele, um dos trabalhos mais lindos é o de levar a luz da palavra de Deus a quem não a conhece.
Referência em situações de crise
“Para mim, que cresci na igreja, com membros da minha família no ministério, tio pastor e avós pastores, estar aqui é um privilégio”, disse o primeiro-tenente da PMPR Lucas Gabriel Macena. O policial disse sentir-se honrado por representar a PMPR, instituição que este ano completa 170 anos de existência.
De acordo com Macena, a missão do pastor é guiar e acolher, oferecendo não apenas apoio espiritual, mas um ombro amigo: “O pastor é uma referência em situações de crise e um conselheiro nos momentos de dúvida, sendo um defensor da paz e da justiça dentro de sua comunidade”.
Ele também teceu uma comparação entre a atuação dos militares, que promovem a manutenção da segurança pública, e a dos pastores, que buscam a segurança emocional da população. “Juntos, policiais e pastores atuam para que possamos viver numa comunidade mais forte e resiliente”, concluiu.
“Guerreiras da fé”
Representando as mulheres, Marlici Santos disse queas pastoras e as esposas de pastores são mulheres singulares e que fazem a diferença. Ela mencionou Ruth e Noemi, figuras bíblicas de conduta resiliente. “Elas enfrentaram dificuldades, mas souberam se levantar e cumprir o propósito que Deus lhes reservara”, disse.
Outra personagem bíblica citada por ela foi Débora, a 4ª juíza da Confederação Israelita, no século XII a.C. “Mães, mulheres, pastoras, todas nós fomos chamadas como guerreiras do corpo de Cristo, essa foi a palavra que Deus me disse. O nosso Deus é o Senhor dos exércitos, um poderoso guerreiro e nos chama como mulheres fortes e guerreiras e devemos usar a fé como arma. Além dela, devemos nos apoiar na oração, no jejum, na adoração e no espírito santo”, concluiu.
Orador, conselheiro, administrador e líder
Jarmuth Jordão, pastor titular da Igreja ADVEC de Curitiba, disse que homenagear pastores não é comum. No entendimento dele, pastores são alvos de preconceitos e estereótipos, como os de que eles seriam ou deficientes intelectuais ou exploradores da fé do povo. “Em certos ambientes, quando a gente informa que é pastor, o olhar fica atravessado. E isso acontece até no meio evangélico”, afirmou. Jarmuth salientou que o pastor é, sobretudo, um orador, um artífice das palavras, mas, além disso, ele também atua como conselheiro, administrador e líder.
O pastor esclareceu que, na sua interpretação, a Bíblia se refere aos pastores como anjos, com o sentido terminológico de “mensageiros”, portadores da mensagem de Deus. “Quem ouve a voz do seu pastor está ouvindo a voz de Deus. Num mundo tão volátil como o que estamos vivendo, faz-se necessária a figura do pastor, aquele que assume uma posição, ocupa um lugar e permanece firme nesse lugar”, afirmou. Para Jarmuth Jordão, o pastor está na mão direita de Deus. “Cuidado ao tocar em um pastor, pois ele está sob a proteção de um vigilante que não toscaneja, que não dorme”, concluiu.
Veja as fotos do evento no Flickr da CMC
Homenageados
O prêmio foi entregue nominalmente ao casal Gilberto Freitas e Ingle Freitas (36 anos de ministério pastoral). Eles representaram todos os demais homenageados.
Adilson Boza – Comunidade Evangélica Shammah
José Lucas de Barros – Igreja Batista Salém
Davi Secundo de Souza – AD Madureira
Marco Aurélio de Oliveira – IDE Sítio Cercado
Thiago Oliveira Santos – Igreja Evangélica Avivamento da Fé
Pr Geraldo dos Santos Leite – Igreja ABBA Aliança com Deus
Fernando Cesar de Oliveira – Adsa Brasil Novo Mundo Assembleia de Deus Santo Amaro
Pr: Jandir Olegário – Igreja Anunciai
Anderson Gerez – 3.16 Batel Church
Andreas Pauls – 3.16 Batel Church
André Luis Cortez da Silva – OBPC vila formosa
Jeferson da Silva – Igreja O Brasil para Cristo
William Lima Ortiz – Igreja Quadrangular Família Global
Carla de Lima dos Santos Ortiz – Igreja Quadrangular Família Global
Éder Alcântara – Gileade
Aladi José Silva – Igreja Evangélica Gideões Peniel
Francisco Eron de Oliveira – Gileade Church
Antonio Aparecido Damazo – Ieadc Moraidas parana tatuquara
Jairo Roberto Hecke – Igreja Evangélica Pentecostal Fonte da Vida
Osmar Checon – Bola de Neve Curitiba
William Beumer – Igreja Videira de Curitiba
Leonardo Belo – Igreja Videira de Curitiba
Douglas Julio Dias – Comunidade Esperança
Claudia Batista Renovada – Ministério Missão da Fé
Ricardo Guilherme Pinto de Oliveira – Igreja Vale da Benção
Manoel Santos – Igreja Batista Renovada
Eva Pereira Andrade – Provisão e Vida
Alexandre Guedes Ferreira – Poiema Church
Jarmuth Jordão Oliveira da Costa – ADVEC Curitiba
João Paulo Monteiro de Jesus – Vale da Benção de Pinhais
Leandro Alberto da Silva – Obpc Boqueirão
Onesimo Cassemiro de Oliveira – Comunidade da Graça
Marlici Santos – Tabernáculo de Davi
Johnny Reis – Igreja Videira de Curitiba
Celeste César Farconi – Provisão e Vida
Teteza das gracas Oliveira – Provisão e Vida
Claudiano Marcelo Chiminelli – Propósito Church
Marlos de Oliveira – Igreja Jesus Cristo a Oliveira Verdadeira
Arilson Loureiro de Mello – Ministério Pentecostal Vida Plena
Clóvis Ribeiro – Igreja do Nazareno – Bairro Novo
José trindade Barboza – Igreja Evangélica Pentecostal Fonte da Vida – Bairro Novo
Pedro Szymanski – Igreja Pentecostal Fonte da Vida
Sandro Leite – Comunidade Somos Um
Douglas Ferreira Tinte – Mevam Curitiba
Roberto Elias Vieira – Igreja do Nazareno
Abegail da Silva – OBPC Capão Raso
Gilberto Ferreira de Freitas – Igreja Apostólica Tempo de Milagres
Antonio Cardoso – Gileade Church
Adolfo Cabral Gomes – Primeira Ieq Curitiba auxiliar
Cleverson de Oliveira Bina – Templo das Águias Tatuquara
Josiel Pereira – 316 Airport church/Comunidade Terapêutica Arca
Reinaldo Oliveira de Brito – Evangelho Quadrangular
Adriano Soares de Oliveira – Comunidade Cristã Reviva
Jose Ademir da Silva – Gileade Church
Alex Martins – Videira Curitiba
Antônio Marcos dos Santos – OBPC Fazenda Rio Grande
Antonio Alberto da Silva – Batista Nacional
Milton Rocha Paes – Igreja Apostólica Vale da Bênção
João Paulo Dos Reis Leite – Comunidade Cristã Seed
Thiago Medeiros Davanço – Mevam Curitiba
J. Vanderlei S. Santos – Igreja de Deus
José Willian de Lima – Ministério Mevam Curitiba
Lucas Nascimento Martins – Igreja Fonte da Vida Uberaba
Jorge Stocchero – C.U.R.A – Campo Largo
Zailton Costa – Batista shalon
Cliff Anderson Ferreira – Alive Church
Eduardo Barros – OBPC Pinheirinho
Kelse bergamaschi – Avivamento
Pastor Abel França de Oliveira – Igreja Quadrangular Fátima Global
Cristiano Andrade – Comunidade Evangélica ALEPH.
João Martins Rodrigues Filho – Irmãos menonitas renovados
Gerson Aparecido Vale – Igreja Ev. P. Fonte da Vida
Antonio Sergio Rodrigues – Igreja Evangélica Provisão e Vida
Anderson Gentil Marques Grandini – Global Church
Wellington Santos – Videira CuritiConduzem pba
Cliff Anderson Ferreira – Alive church
Arcelino Darby Rodrigues – Missão Carismática Famílias Em Cristo ( MCFC)
Lucineia Ferreira de Freitas – Comunidade Adoração e Vida
Matheus de Carvalho Brito – Igreja Menonita Pinhais
Lucilene Martins – Tabernáculo de Davi
Kassiana Covatti – Tabernáculo de Davi
Alex Gracco – Igreja Viva na Cidade
Osmar Cândido – Igreja Viva na Cidade
Onésimo Cassemiro de Oliveira – Comunidade da Graça
Celso Rodrigues de Souza – Comunidade Cristã Ekklesia
Isaias Anchieta – Mevam
Paulo Roberto de Lima Soares – Comunidade CEAR
Claudiomiro de Lima Soares – Comunidade CEAR
Willian Luiz Corrêa da Silva – Comunidade Apostólica Gera Sul
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba