Dia dos Namorados: o que fazer para fortalecer seu relacionamento?

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 11/06/2024 07h05, última modificação 11/06/2024 18h22
Veja as dicas da psicóloga Maria Rafart no novo episódio do Curitibou?, do CMC Podcasts.
Dia dos Namorados: o que fazer para fortalecer seu relacionamento?

Relacionamentos amorosos são o tema do episódio de dia dos namorados do programa Curitibou?. (Foto: Bruno Slompo/CMC)

Tudo por um relacionamento ou antes só do que mal acompanhado? Para debater esse tema, o programa "Curitibou?" recebeu a psicóloga Maria Rafart, que é também podcaster, ex-apresentadora de rádio e ministra cursos sobre inteligência emocional, dependência emocional, relacionamentos e comportamento humano. Com 296 mil seguidores no seu perfil, ela responde perguntas de homens e de mulheres sobre seus dilemas conjugais.

Todo relacionamento tem momentos de crise, mas como lidar quando eles aparecem? É importante comemorar essa data ou ela é apenas mais um dia comercial para venda de chocolates, de flores e de vinho? Diferença de idade, de renda e de educação são fatores que influenciam para um relacionamento dar certo? O amor romântico acabou? Essas foram algumas das perguntas respondidas por Rafart, que também falou sobre traição, dependência emocional e como não cair em ciladas.

>> Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.

Dia de celebrar o amor

No Brasil, o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Mas, em outros países, a data, também chamada de Dia de São Valentim  ou Valentine's Day, em inglês — é comemorada em 14 de fevereiro, em referência à data em que São Valentim foi condenado à morte por volta do século III. Diz a lenda que o padre italiano recebeu a pena capital por celebrar casamentos de soldados, contrariando a proibição do imperador de Roma, o qual acreditava que solteiros seriam mais focados e eficientes. 

Slogan propaganda Dia dos NamoradosCom as festas de Carnaval, que acontecem normalmente no mês de fevereiro, a data não vingou muito por aqui. Mas, na década de 1940, a baixa das vendas no mês de junho fez o publicitário João Dória, dono da agência Standart Propaganda e pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr., ser contratado pela loja Exposição Clipper para ajudar a melhorar esse quadro. Foi então que a data virou campanha publicitária para celebrar o amor, com o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor!”. Nos anos seguintes, a data passou a ser comemorada em outras cidades do país até se tornar, atualmente, uma das datas que mais movimenta o comércio no país.

Um podcast para chamar de seu

O Curitibou? é o espaço para entretenimento na grade do CMC Podcasts, abordando todas as curitibanices que envolvam a cidade e sua população. Além disso, há outros 10 programas temáticos, baseados nas comissões permanentes da Câmara Municipal de Curitiba. Também há programas que ressaltam o perfil dos vereadores. Por fim, um programa é destinado a explicar o funcionamento dos órgãos internos da CMC.

Quer mais dicas para seu relacionamento ou para não cair no conto do vigário? Então assista a este episódio do "Curitibou?" via YouTube ou Spotify.


*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
* Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Alex Gruba