Dia do Yôga deve ser incluído no calendário

por Assessoria Comunicação publicado 31/03/2006 17h15, última modificação 08/06/2021 10h07
Praticantes de yôga devem ser homenageados com data comemorativa a ser incluída no calendário oficial da cidade. A proposta, do vereador Felipe Braga Côrtes (PMDB), é que as comemorações aconteçam no dia 18 de fevereiro de cada ano. Este dia foi escolhido especialmente por coincidir com o nascimento do mestre hindu Sri Rámakrishna que contribuiu com o seu trabalho para a perpetuação da filosofia.
No Brasil, o número de praticantes do yôga é estimado em torno de cinco milhões de pessoas. Cerca de 50 mil professores e instrutores se dedicam à transmissão do conhecimento. Esse contingente busca a regulamentação do exercício da profissão. A Câmara Federal já aprovou projeto de lei atendendo a reivindicação e o documento está em apreciação no Senado.
Milênios
Yôga é uma filosofia milenar. Sinetes encontrados em escavações arqueológicas no Vale do Indo, com mais de 5 mil anos, trazem representações de práticas yôgis arquetípicas. A filosofia responde à eterna necessidade de autoconhecimento, auto-superação e evolução do ser humano, à necessidade de expansão de sua consciência. Essa meta está embutida na própria definição do yôga como metodologia prática que conduza ao samádhi (hiperconsciência), definição acolhida atualmente pelos estudiosos e praticantes dessa nobre filosofia de raízes indianas.
O Dia do Yôga já é comemorado em pelo menos oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Bahia e Pará, e em diversos outros estados tramitam projetos de lei com o mesmo intento.