Dia do Soldado com música, blindados e ação social na praça

por Assessoria Comunicação publicado 14/08/2015 14h05, última modificação 01/10/2021 10h50

Neste final de semana, a praça Eufrásio Correia terá shows gratuitos de música, teatro de bonecos, pistas de skate, brinquedos infantis e muitas outras atividades, como cadastro em programas sociais do governo e assistência jurídica gratuita. O evento é organizado pelo Exército Brasileiro, em comemoração ao Dia do Soldado, com o apoio da Câmara de Vereadores, Prefeitura de Curitiba, Sesc Paraná, Fecomércio e Grupo Uninter. As pessoas também poderão se aproximar dos blindados da Força Armada e conhecer o cotidiano do regimento.

“O soldado é o cidadão fardado, logo a interação do Exército com a sociedade é fundamental. E com a ajuda dos parceiros do evento, estamos mais próximos ainda”, agradeceu o general Luiz Felipe Carbonell, comandante da 5ª Divisão Militar, que coordena as atividades. “Não estamos à disposição apenas para a defesa da pátria e da soberania, que é o fundamental, mas estamos à disposição para ajudar o cidadão no seu dia a dia. O Exército quer estar presente”, disse o militar, em entrevista à prefeitura.

No sábado e domingo, 15 e 16 de agosto, as atividades começam às 9 horas. A secretaria municipal de Esporte e Lazer (SMELJ) disponibilizará pistas de skate e circuitos de bicicleta. Às 10h, começam as apresentações de teatro de bonecos, e o palco para as apresentações musicais selecionadas pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) funcionará das 15h às 17h – uma das atrações confirmadas é a banda Hillbilly Rawhide, que combina country e rock.

Durante todo o dia, as pessoas que estiverem na praça poderão fazer cadastro em programas sociais do governo (Fundação de Assistência Social - FAS), receber orientação jurídica (curso de direito da Uninter), nutricional (Secretaria Municipal de Abastecimento - Smab),  aprender noções de combate à dengue (Secretaria Municipal de Saúde - SMS) e até cortar o cabelo (Sesc).

Material militar
Na praça Eufrásio Correia as pessoas poderão se aproximar dos blindados do Exército, estacionados ao lado da Câmara Municipal, e conhecer vários aspectos da vida dentro do regimento. Para isso, foram montadas barracas em todo o espaço, que terão equipes específicas para tirar dúvidas da população. “Nós estaremos aqui desde cedo, mas o ideal é que as pessoas cheguem a partir do horário marcado, às 9h da manhã”, confirmou o general Carbonell.

“O Dia do Soldado sempre foi comemorado no Brasil, mas nos últimos anos a parte cívica foi deixada meio de lado. Só que como passamos por um momento de revalorização dos nossos valores históricos, cresce a importância de ações como essa”, explicou o comandante. Para apoiar o evento, o Legislativo cedeu parte das suas dependências para uso do Exército.

A sugestão ao Executivo para que as atividades do Dia do Soldado acontecessem na praça Eufrásio Correia, foi enviada para a Prefeitura de Curitiba em julho por meio de requerimento assinado por Paulo Salamuni (PV). No documento (201.00365.2015), o líder do governo na Casa argumenta que a realização de atividades recreativas, culturais e sociais ali “valoriza o espaço público e incentiva a convivência”.

Dia do Soldado

O Exército Brasileiro comemora o Dia do Soldado anualmente em 25 de agosto. A data é uma homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono da Força Armada, que nasceu neste dia em 1803. Era de uma família de militares e foi alistado aos 5 anos de idade, no 1º Regimento de Infantaria do Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos. Aos 20, já era capitão. Faleceu em 1880, perto de completar 77 anos de idade.

Ficou conhecido como “o Pacificador” e “o Duque de Ferro”, pelo protagonismo no comando de tropas que sufocaram revoltas populares no Brasil imperial e pela atuação na Guerra do Paraguai, por exemplo. As atividades alusivas à data são chamadas pelo Exército Brasileiro de “Semana do Soldado”, e são eventos equivalentes ao 7 de setembro (Dia da Independência) e 15 de novembro (Proclamação da República) para as Forças Armadas.