Dia do Rei Pelé e mais dois projetos são confirmados em 2º turno
Votações em segundo turno transcorreram sem surpresas, com a aprovação dos 3 projetos. (Foto: Carlos Costa/CMC)
A criação do Dia do Rei Pelé foi confirmada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta terça-feira (19), com o voto unânime de 31 vereadores. A data foi um pedido da direção do Pequeno Príncipe ao Legislativo, para destacar o vínculo especial da instituição com o atleta, que é a única autorizada por ele a utilizar seu nome e imagem para angariar fundos para projetos científicos e sociais. Foi escolhido o dia 19 de novembro, em referência ao milésimo gol marcado por Pelé, em 1969, que ele dedicou às crianças pobres do Brasil.
Em Curitiba, o protocolo foi feito pelo presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), em coautoria com os vereadores Bruno Pessuti (Pode), Eder Borges (PP), Ezequias Barros (PMB), Herivelto Oliveira (Cidadania), Marcos Vieira (PDT), Mauro Bobato (Pode), Noemia Rocha (MDB), Oscalino do Povo (PP), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Serginho do Posto (União), Sidnei Toaldo (Patriota) e Tito Zeglin (PDT). Com a aprovação no Legislativo, o projeto segue para sanção do prefeito Rafael Greca e publicação no Diário Oficial do Município, entrando em vigor.
O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, Pelé, faleceu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos de idade, em decorrência de um câncer. A intenção do Pequeno Príncipe é aprovar a homenagem também na Assembleia Legislativa do Paraná e no Congresso Nacional, em agradecimento ao apoio do atleta à instituição. Criado em 2006, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe hoje é a casa de 96 projetos científicos, 13 dos quais sobre a covid-19 (005.00157.2023).
Confirmados Vulto Emérito e Declaração de Utilidade Pública
Os vereadores também confirmaram a homenagem da CMC ao médico Rui Hara, que receberá o título de Vulto Emérito de Curitiba. Essa é a maior homenagem que uma pessoa nascida na capital pode receber da cidade, sendo equivalente à Cidadania Honorária de Curitiba. O projeto é uma iniciativa de Nori Seto (PP), que destacou a liderança de Hara na comunidade nipônica, o trabalho por bairros da cidade e sua vida pública como justificativas para a homenagem (116.00001.2023). “Conversei com ele ontem e está muito agradecido”, registrou Seto.
Concluindo a lista de projetos aprovados em segundo turno, o plenário também reiterou seu apoio à concessão da Declaração de Utilidade Pública à organização social Casa do Filho Pródigo (014.00045.2022), que atua na distribuição de mantimentos a pessoas em situação de rua, no apoio para que elas retornem para as suas famílias e na moradia temporária àqueles que cumprem um programa de reinserção social. A madrinha do pedido foi a vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União), que elogiou em plenário o trabalho do pastor Jorge Santos à frente da entidade.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba