Dia do Médico, ensino integral e mais notas do dia 18 de outubro
Dia do Médico*
Celebrado anualmente no dia 18 de outubro, o Dia do Médico, data associada pela Igreja Católica com a figura de São Lucas (médico e padroeiro da profissão), foi registrado em plenário. O assunto foi trazido pelo vereador Hernani (PSB), que parabenizou todos os profissionais que “dedicam suas vidas em função das nossas”. Também lembrada por outros parlamentares. A sessão solene será celebrada a partir das 19h30 desta terça-feira (18).
>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.
Ensino integral*
O vereador Osias Moraes (Republicanos) destacou em plenário o anúncio da oferta de ensino em período integral até o ano de 2024, feito pelo prefeito Rafael Greca durante a abertura do 1º Seminário Internacional de Educação, na última sexta-feira (14). “O evento fez parte das celebrações do Dia dos Professores, em que o prefeito anunciou que todas as 185 escolas do município vão ofertar o ensino integral”, explicou o parlamentar. Moraes ainda lembrou que o vice-prefeito Eduardo Pimentel assume interinamente a Prefeitura de Curitiba devido à participação de Greca na Cúpula Mundial de Prefeitos C40, em Buenos Aires, na Argentina.
Comissão de Economia*
Foi protocolado requerimento do bloco parlamentar União/PMB indicando o vereador Ezequias Barros (PMB) para compor a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização (019.00011.2022). Ele assume a vaga antes ocupada por Flávia Francischini (União). Por ser a primeira-secretária da Casa, a vereadora é dispensada de fazer parte dos colegiados permanentes.
Ordem do dia I*
Requerimento do vereador Professor Euler (MDB), lido nesta terça-feira (18), solicita à Mesa Diretora a inclusão de um projeto de lei de sua iniciativa na ordem do dia (040.00004.2022). A proposta dispõe sobre o chamado "sandbox regulatório" - isto é, as regras para o funcionamento do ambiente regulatório experimental (005.00207.2020). Para Euler, a matéria está “parada” na CMC depois do trâmite nas comissões e, mesmo depois de aprovada no Estado do Paraná, não há lei relativa à temática na cidade em que se originou a proposição.
Ordem do dia II*
Outro pedido de inclusão na pauta do plenário partiu de Dalton Borba (PDT) e Renato Freitas (PT), autores da proposta (040.00005.2022). A iniciativa dispõe sobre o uso de câmeras corporais e o GPS por membros da Guarda Municipal de Curitiba (031.00097.2021). A elaboração da ordem do dia, no entanto, compete ao presidente da Casa. Conforme o artigo 125 do Regimento Interno, “desde que os projetos estejam devidamente instruídos com pareceres das comissões competentes, serão mandados à publicação e incluídos na ordem do dia no prazo de 30 dias úteis”.
Saúde pública I*
O vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o motivo do fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Fazendinha. O parlamentar indaga ainda sobre a previsão de reabertura da unidade (062.00641.2022).
Saúde pública II*
O vereador Toninho da Farmácia (União) fez pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba com questionamentos sobre a quantidade de médicos que atualmente atendem na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Verde. Usuários do equipamento, aponta o requerimento, têm reclamado da precariedade no atendimento devido à falta de profissionais (062.00644.2022).
Guarda Municipal*
Requerimento do vereador Dalton Borba (PDT) faz questionamentos à Prefeitura de Curitiba sobre o cronograma de implementação das câmeras corporais para uso dos agentes da Guarda Municipal. A solicitação visa esclarecimentos quanto ao descumprimento das cláusulas contratuais, visto terem sido implementadas 80 câmeras corporais, o que corresponderia a 15% do total contratado (062.00642.2022).
Troca de semáforos*
O motivo da substituição de semáforos no Município, além da localização dos novos equipamentos e os custos para a realização das substituições, é tema do pedido de informações do vereador Professor Euler (MDB) à Prefeitura de Curitiba (062.00643.2022).
*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba