Dia do Artesão: Câmara faz sugestão para a Feira do Largo da Ordem
Sugestão sobre as barracas da Feira da Ordem foi apresentada por Marcos Vieira. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Lembrando que nesta terça-feira (19) é comemorado o Dia do Artesão, o vereador Marcos Vieira (PDT) submeteu ao plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) uma indicação ao Executivo sobre o funcionamento da Feira do Largo da Ordem. Ele sugere à Prefeitura de Curitiba que os artesãos possam optar pelas barracas antigas até que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) conclua a revisão do novo modelo colocado em operação, “que tem trazido problemas e prejuízos aos artesãos”.
“Hoje, 19 de março, é o Dia do Artesão, que é também o Dia de São José. É uma data que reconhece a criatividade e nos lembra de apoiar essa classe fundamental. Os artesãos são guardiões da cultura e da tradição, transmitindo história e identidade em cada peça criada, por mais que a jornada não seja fácil, enfrentando a falta de reconhecimento e as dificuldades financeiras”, discursou Marcos Vieira. Pedindo respeito à classe, lembrou que, da licitação para 900 novas barracas, 230 foram entregues, mas demonstraram problemas de projeto ao serem utilizadas (205.00089.2024). “Sugerimos que possam ser usadas as antigas”, reforçou.
Fazendo aparte à fala de Vieira, Rodrigo Reis (sem partido) defendeu que os vereadores possam atuar juntos em prol dos artesãos, mas observou que teria submetido uma sugestão semelhante semanas antes. “Tem que tomar cuidado, porque ano eleitoral é complicado. Na eleição passada, um candidato tinha prometido cobertura em fibra de vidro”, criticou. Ao respondê-lo, Marcos Vieira defendeu que “a Feira da Ordem não deve ser individualizada em um só vereador, não podemos diminuir a sua grandeza”. Ambos relataram terem ido, em momentos distintos, ao Instituto Municipal de Turismo, sugerir o uso das barracas antigas enquanto não há uma definição sobre o novo formato.
Edifício Cosmos: vereadores discutem solução para a rua Atílio Bório
A sugestão de alterar o sentido da rua Atílio Bório, no trecho entre as ruas Senador Souza Naves e Reinaldino Schaffenberg de Quadros, para facilitar o acesso de centenas de moradores às suas residências no Edifício Cosmos, foi aprovada pela Câmara de Curitiba (205.00090.2024). A indicação foi apresentada pelo vereador Eder Borges (PP). “Hoje, os moradores do Edifício Cosmos, que tem 400 apartamentos, precisam dar uma volta imensa para chegar em casa, de cerca de 2 km. Não deve ser algo difícil de resolver”, defendeu o parlamentar.
Marcelo Fachinello (Pode) pediu a palavra e disse também ter conversado com moradores do Edifício Cosmos. “Vou fazer um segundo requerimento, sugerindo outra hipótese para solucionar o problema”, disse o vereador, que declarou já ter tido escritório político bem na quadra em questão. “É possível abrir [uma passagem] no jardinete que existe na avenida Visconde de Guarapuava. Isso poderia ser uma saída para o problema”, opinou Fachinello. “Vamos somar forças”, respondeu Eder Borges ao presidente da Câmara de Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba