Dia da Soka Gakkai é celebrado em sessão solene

por Assessoria Comunicação publicado 29/04/2013 12h10, última modificação 15/09/2021 10h01

O Dia da Soka Gakkai, celebrado no dia 03 de maio, foi comemorado em sessão solene na Câmara Municipal nesta última sexta-feira (26). A iniciativa foi do vereador Paulo Rink (PPS). Criada em 1930, no Japão, a Soka Gakkai Internacional (SGI) possui mais de 12 milhões de membros e está presente no Brasil e outros 191 países. Na região de Curitiba, Ponta Grossa e Paranaguá, a organização tem 4 mil filiados.

“A criação de valores como a liberdade religiosa e de expressão, a solidariedade, os princípios éticos e filosóficos que norteiam a organização deveriam ser mais do que exemplos dentro de uma sociedade. Deveriam ser regras obrigatórias e norteadoras de conduta para todos os indivíduos, de todos os países e de todas as crenças”, disse o parlamentar. Para Rink, a SGI desenvolve um importante papel dentro da comunidade curitibana.

O vereador também lembrou aos presentes a história de vida de Kaneko Ikeda, esposa do presidente da entidade, Daisaku Ikeda. O diploma em homenagem à sua trajetória, pelos 25 anos do Dia das Mães Soka Gakkai, foi entregue à consultora da Divisão Feminina da Subcoordenadoria Sul do Paraná da organização, Olga Bark.

“Como toda mãe, a senhora Kaneko nunca mediu esforços pelos seus filhos. Sejam os legítimos, sejam os milhares por "consideração". Ao lado do marido, ela ajudou na fundação de institutos de pesquisas e de filosofia oriental, viabilizou inúmeros estudos ambientais. Apesar da grande carga que sempre carregou, ela sempre esteve ao lado da comunidade Soka Gakkai com uma atitude positiva e otimista, acreditando no melhor das pessoas”, frisou Paulo Rink.

Vice-presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), Paulo Kiyoshi Endo,   falou em nome da organização, destacando o trabalho realizado em 122 países e territórios, além do Japão, com ações sempre voltadas ao bem da humanidade. “As mães soka são especialistas no mundo em sorriso, felicidade e esperança. Rainhas da felicidade e, acima de tudo, mães da paz mundial, são algumas das considerações feitas para classificar o empenho delas. Quero agradecer a cada uma das mães que se empenham em prol da paz mundial”.

Para o presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), a homenagem é justa e oportuna. “Devemos reconhecer essa merecida celebração. O trabalho da Soka Gakkai sempre foi reconhecido por esse Legislativo, através dos ex-vereadores Rui Hara e Jorge Yamawaki. Paulo Rink dá a continuidade a essa homenagem pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Essa Casa prossegue a sua tradição de bem acolher a todos”, completou.

Também prestigiaram a solenidade o coordenador da Brasil Soka Gakkai - Região Sul do Paraná, Nageib Bark; o coordenador da Comec, Rui Hara, representando o governador Beto Richa (PSDB); e o ex-vereador Jorge Yamawaki, representando a Secretaria Municipal Extraordinária de Relações com a Comunidade.