Dia da Natureza: estudantes divulgam carta a vereadores de Curitiba

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 04/10/2023 16h55, última modificação 04/10/2023 17h58
Além do Dia da Natureza, há também o Dia Mundial dos Animais, ambos celebrados no dia 4 de outubro. São Franscisco de Assis é o padroeiro dos animais e da natureza.
Dia da Natureza: estudantes divulgam carta a vereadores de Curitiba

“Um por todos, todos por um, e todos por um mundo melhor”! Esse é o grito de guerra das crianças da Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D’Elboux. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Alunos da Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D'Elboux foram as grandes estrelas em comemoração ao Dia Nacional da Natureza, celebrado no dia 4 de outubro. A data marca a homenagem a São Francisco de Assis, frade católico patrono do meio ambiente. Os estudantes foram convidados pela vereadora Professora Josete (PT).

Com a sessão plenária suspensa, alunos de terceiro, quarta e quinto anos do Ensino Fundamental, acompanhados dos professores Emanueli Bandeira de Aquino e Ravio Leal de Antunes, realizaram a leitura de uma carta contendo os desejos do grupo Protetores(as) da Natureza e Guardiões(ãs) das Abelhas sem Ferrão. A carta era intitulada “O sonho de adiar o fim do mundo e ajudar a humanidade”. 

"As nossas ideias são as seguintes: hortas comunitárias, direitos iguais, destino adequado para o lixo e mais segurança nas escolas, além de cuidado das nossas ruas, pois o acesso para cadeirantes, bicicletas não está muito bom no entorno de nossa escola. Se as ruas tiveram bons acessos, idosos e crianças também podem caminhar sem se machucar”, pediram os alunos aos vereadores.

Durante a leitura da carta, os alunos demonstraram preocupação com vários impactos negativos, como a poluição dos recursos hídricos, da atmosfera, dos solos, bem como o desmatamento e as queimadas, que são alguns dos problemas enfrentados pela natureza atualmente. Outras solicitações, como revitalização de praças e auxilio para a construção de mais jardins de mel e jardins sensoriais também foram reivindicadas pelos alunos.

As atitudes foram simples, mas importantes para evitar a degradação do meio ambiente. “O dia 4 de outubro deve ser um dia para cobrar mudanças dos nossos governantes em relação ao meio ambiente e, também, avaliarmos o nosso comportamento em relação à natureza", finalizaram os alunos.

*Noticia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba