Dia da Mulher: vereadoras defendem maior participação na vida pública
Maior espaço de representatividade às mulheres na política. Essa é a opinião unânime da bancada feminina da Câmara Municipal em atuação hoje, que somam 8 das 38 cadeiras do Legislativo. Nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, as parlamentares prestigiaram a reinauguração da Galeria das Vereadoras da capital, e algumas delas falaram um pouco sobre o trabalho das mulheres na política e na sociedade. “Já evoluímos muito, hoje temos 8 vereadoras e até pouco tempo éramos apenas 4. Já avançamos muito, mas o ideal é a harmonia entre mulheres e homens, igualdade”, como disse Julieta Reis (DEM), vereadora com mais tempo de atuação no Legislativo.
Dia da Mulher: Ex-vereadoras de Curitiba são exemplo de motivação
Para Professora Josete (PT), vereadora pelo quarto mandato, é representativo o fato de que metade da população é composta de mulheres, mas apenas 10% dos parlamentos é representado por elas. “É uma questão cultural, já que muitos veem a política como um espaço masculino de poder. Mulheres não votam em outras mulheres por isso”, analisou. “Se a maioria das vagas nas universidades são ocupadas por mulheres, o que mostra maior qualificação, o ideal é que o parlamento tivesse a metade das cadeiras ocupadas por elas também, igualdade de tratamento”, opinou.
“Se as mulheres querem ser representadas precisam participar mais. Seja no parlamento, ou na sociedade como um todo, precisam votar em mulheres, se candidatar, participar mais da política em si”, convidou Fabiane Rosa (PSDC), vereadora em seu primeiro mandato. “A gente ouve, quando se elege, que as mulheres, por serem políticas, passam por uma situação difícil, que é um tema tão machista. As mulheres mesmas têm dificuldade em discutir estes temas”, pontuou Maria Leticia Fagundes (PV), vereadora em primeiro mandato na Câmara de Curitiba.
Também novata na Casa, Maria Manfron (PP) é esposa do ex-vereador Aldemir Manfron, do mesmo partido, e afirma que isso foi um incentivo à sua candidatura, não um determinante à sua eleição. “Saí de porta em porta no comércio da minha região [Santa Felicidade], fiz visitas, pedi votos na rua, mostrei meus projetos para o futuro”, conta. “Foi uma vitória minha, não por ser esposa do vereador. Muitos vincularam o vereador com a esposa, mas eu conquistei os meus votos e quero fazer um bom trabalho dentro da Câmara”, complementou Maria Manfron. Para ela, a mulher precisa defender seu direito ao respeito e à não violência.
Iniciativas como a da Câmara de Curitiba, de ter uma galeria com as atuais e ex-vereadoras contando a histórias dessas mulheres, estimula o engajamento das mulheres com a sua comunidade, segundo a opinião de Julieta Reis. “Uma galeria como essa é um incentivo para que novas mulheres possam participar da política”, diz. “Porque olhando aqui a luta de cada uma, o seu histórico, vai ver como é importante a luta, com o trabalho, a dedicação, a gente consegue”, completou a parlamentar.
“Já foi bem mais difícil, mas hoje as mulheres já têm mais condições de entrar na política, de ser uma vereadora, eu mesma sou uma pessoa idosa e tive a felicidade de entrar”, disse Dona Lourdes (PSB), vereadora de 90 anos, a pessoa mais idosa a ser eleita ao cargo de vereador no Brasil, nas eleições de 2016. Para a política, Dona Lourdes espera que as mulheres tenham mais representatividade. Na sociedade, espera que as mulheres tenham melhores compreendidas suas demandas.
"No Dia Internacional da Mulher, a homenagem da Câmara Municipal de Curitiba com a reinauguração da Galeria das Vereadoras nos faz refletir sobre a importância da participação da mulher na política. Hoje formamos a maior bancada feminina da história da Câmara e não podemos retroceder. Pra mim é um grande privilégio fazer parte desta história de luta, força e determinação das mulheres", finalizou a vereadora Kátia Dittrich (SD), que também ocupa pela primeira vez uma cadeira no Legislativo.
Acompanhe reportagens especiais sobre as parlamentares na página da Galeria das Vereadoras.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba