Dia da Mulher comemorado em sessão solene na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 11/03/2014 11h25, última modificação 22/09/2021 09h02

Na noite de segunda-feira (10), a Câmara de Curitiba promoveu uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, onde a bancada feminina da Casa homenageou 25 cidadãs, destaques em suas áreas de atuação. A cerimônia foi presidida pela vereadora Carla Pimentel (PSC), e foi uma continuação das atividades realizadas pela manhã, quando o Legislativo Municipal inaugurou uma galeria com fotos de todas as vereadoras eleitas em Curitiba desde o ano de 1947. O presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), estava presente e comentou sobre a crescente presença feminina em todas as instâncias sociais. “De 1947 para cá, passaram pelas cadeiras de vereadores mais de 280 indivíduos, sendo que, de todo esse conjunto, apenas 20 eram mulheres. Trata-se de uma disparidade que deve ser corrigida”, declarou Salamuni.

Carla Pimentel disse que a comemoração da data representa a lembrança da importância das mulheres na sociedade, bem como de suas lutas por igualdade. “Luta que tem continuidade permanente contra a violência, a discriminação e a favor da paz”, afirmou. Professora Josete (PT) destacou alguns pontos essenciais para a compreensão da luta  das mulheres por seus direitos. “O que vemos no mundo do trabalho é uma separação entre atividades masculinas e femininas, bem como uma hierarquização. Homens ganham mais do que mulheres que realizam as mesmas atividades”, apontou a vereadora. Joete acredita numa mudança de perspectiva e citou a palavras da filósofa francesa Simone de Beauvoir: “que nada nos defina: que a liberdade seja nossa substância”.

O prefeito Gustavo Fruet recebeu o diploma em nome de sua mãe, homenageada pela vereadora Noemia Rocha. Para Fruet, “a criação do Conselho da Condição Feminina nos anos 80, foi fundamental para sedimentar as ações e políticas desenvolvidas atualmente”. Ainda segundo o prefeito, “vivemos um momento contraditório em que avanços sociais convivem com a barbárie da violência urbana, e a sensibilidade feminina é necessária para que possamos interpretar os eventos com ternura”.

Lucélia Lecheta, presidente do Conselho Regional de Contabilidade, fez o agradecimento em nome das homenageadas. Segundo ela, “é difícil expressar a honra que significa receber esse reconhecimento por parte da Câmara e, ao mesmo tempo, é gratificante saber que uma instituição tão importante sabe valorizar, acima de tudo, valores humanistas”. A homenageada lembrou a coragem da menina paquistanesa Malala Yousafzai, que mesmo após ser vítima de um atentado continua a lutar por liberdade em seu país. “Assim deveriam ser todas mulheres, em todo o mundo”, frisou Lucélia.

Homenageadas


Cada vereadora indicou cinco nomes para a homenagem. Pela vereadora Professora Josete (PT) foram homenageadas: Alda do Perpétuo Sampaio, trabalhadora do magistério, atua na área de pesquisa do financiamento da educação; Helena Camargo Ribeiro, trabalhadora de limpeza da Câmara desde 2011; Marlei Fernandes de Carvalho, presidente da APP-Sindicato e coordenadora da Comissão de Mobilização do Fórum Estadual de Educação; Regiane da Silva Keppe, coordenadora municipal do Movimento Nacional da População em situação de Rua em Curitiba; e Sebastiana Tortato, 82 anos, professora aposentada.

As indicadas pela vereadora Dona Lourdes (PSB): Eliane Fanini Meduna, diretora da Escola Municipal Albert Schweiter, na CIC; Hilda Belinoski, funcionária mais antiga do Pequeno Cotolengo; Margarete da Luz Mariano Pedroso, voluntária da Igreja de Santa Quitéria há 30 anos; Rosa França, proprietária da panificadora Cecília, no bairro Xaxim; e Simone Vítor, médica especializada em pediatria e neonatologia.

A vereadora Noemia Rocha (PMDB) homenageou: Damaris Albuquerque Klant Kogut, presidente da  Cruzada de Cosme e Damião de proteção à Maternidade e Infância; Devanilde Chiesa, empreendedora do ramo alimentício; Giovana de Deus Derzette, auxiliar de serviço pastoral no Ministério Gileade; Ivete Fruet, mãe do prefeito Gustavo Fruet e ex-primeira-dama de Curitiba ao tempo da criação do primeiro Conselho Municipal da Condição Feminina; e Marisa Lobo Franco Ferreira Alves, psicóloga e coordenadora da campanha “Maconha, não” e coordenadora da “Expocristo”, maior feira cristã do sul do Brasil.

As indicadas da vereadora Carla Pimentel (PSC): Eunice Kempfer, pastora da Igreja Assembléia de Deus; Fátima Regina Cazella, proprietária da confeitaria Requinte; Márcia Lorenzon, diretora do Lizon Hotel e coordenadora do Setor de negociações Internacionais da Lorenzon Cia Ltda.; Maria do Monte, pastora da Igreja Assembléia de Deus; e Rose Carvalho Pio, pastora da Comunhão Cristã ABBA.

A vereadora Julieta Reis (DEM) homenageou: Glenys Maria Bessler, presidente do Clube Feminino de Automóveis Antigos; Jilcy Mara Joly Rink, presidente da Câmara de Buffets e Casa de Eventos da Abrasel Paraná; Lucélia Lecheta, presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR); Sâmia Saad Gallotti Bonavides, subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Paraná; e Tina Gabriel, empreendedora do ramo de decorações florais.

Também prestigiaram a cerimônia as seguintes autoridades: desembargadora Rosana Amara Girardi Fachin, representando Guilherme Luiz Gomes, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; César Vinícius Kogut, comandante da Polícia Militar do Paraná; Ana Maria Macedo, assessora de gabinete da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, representando o governador Beto Richa e sua esposa Fernanda Richa, secretaria da Família e Desenvolvimento Social; além dos vereadores Pedro Paulo (PT), Paulo Rink (PPS), Toninho da Farmácia (PP), Chicarelli (PSDC), Valdemir Soares (PRB) e Dirceu Moreira (PSL).