Dia da Internacional da Mulher: Câmara tem 31 homenageadas
A Câmara Municipal de Curitiba promoveu, na noite desta quinta-feira (8), uma sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Presidida pela vereadora Noemia Rocha (PMDB), a solenidade teve 31 homenageadas – indicadas por ela e pelas demais integrantes da bancada feminina do Legislativo: Dona Lourdes (PSB), Fabiane Rosa (PSDC), Julieta Reis (DEM), Katia Dittrich (SD), Maria Leticia Fagundes (PV), Maria Manfron (PP) e Professora Josete (PT).
Confira todas as fotos do evento no Flickr da Câmara de Curitiba
Maria Manfron fez a saudação às homenageadas. "Estou na tribuna representando as mulheres que há muito estão em busca dos seus direitos e ocupam espaços na política, na sociedade e também em suas casas", declarou. De acordo com a vereadora, o número de mulheres chefiando seus lares mais que dobrou, mas a dupla jornada continua "São 7 horas e meia a mais do que os homens", continuou.
Manfron lembrou que 12 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil: "Mas elas cada vez mais se sentem encorajadas a denunciar as violências". A vereadora destacou que em 2017 a Casa da Mulher Brasileira realizou 11 mil atendimentos em Curitiba. Em 2018, já foram 1770 situações. "As mulheres estão conquistando seus espaços. Elas foram à luta. Hoje, por exemplo, a Câmara Municipal tem a maior bancada feminina de sua história: 8 vereadoras. É preciso que a sociedade veja a força que a mulher tem", finalizou.
Agradecimento
A vice-governadora Cida Borghetti fez o discurso de agradecimento em nome de todas as homenageadas. Ela destacou a figura da vereadora Dona Lourdes, a vereadora mais idosa do Legislativo de Curitiba e do país, por sua “dedicação e amor ao próximo”, e apontou que mulheres têm se destacado em todas as áreas. “Falar em nome de vocês é uma responsabilidade muito grande”, disse. De acordo com a oradora, todo dia é da mulher e de luta. “Porque ainda há muito preconceito, assédio, indiferença e violência. A mulher ainda é discriminada na sociedade, no trabalho e até mesmo na própria família.”
“Na Arábia”, lembrou a vice-governadora, “em junho, as mulheres poderão dirigir automóveis. Esse direito só foi aceito lá 140 anos após a invenção do automóvel. Mas há outros exemplos pelo mundo”. Cida reconhece que houve conquistas, mas sugeriu reflexões: “As conquistas foram iguais para todas as mulheres? Nosso objetivo é a sociedade ideal ou a sociedade possível? Há mulheres para quem o dia das mulheres não significa nada pois elas estão à margem”. Borghetti lembrou que em 2017 uma mulher foi assassinada a cada duas horas no Brasil. “Não queremos um dia da mulher para celebrar diferenças mas queremos viver nossa igualdade todos os dias”.
Homenageadas
- Homenageadas da vereadora Dona Lourdes:
Cleia Margarida Salvador: moradora da comunidade Portelinha há mais de 20 anos, é voluntária na associação de moradores e amigos do local. Agente social e representante no Conselho de Saúde da Unidade de Saúde Santa Quitéria, trabalha em busca dos direitos dos cidadãos e recebe e organiza doações para os moradores.
Margarete Aparecida Veloso: vice-presidente da Associação de Moradores da Portelinha e representante no Conselho de Saúde da Unidade de Saúde Santa Quitéria. Apoia e trabalha em prol do desenvolvimento da associação e da comunidade.
Maria Dolores: responsável pela manutenção da sede da associação de moradores. É reconhecida pela comunidade da Portelinha como a “faz tudo”. Recebe e organiza doações para os moradores.
Ondina Aparecida de Souza: integrante da Associação de Moradores da Portelinha, desenvolve atividades de voluntariado com conscientização ambiental por meio do trabalho com os moradores e em especial com as crianças.
- Homenageadas da vereadora Fabiane Rosa:
Maisa Demenek: voluntária na causa da proteção animal, é fundadora e presidente da Associação Ajude Focinhos Curitiba, que conta com mais de 40 voluntários. Tem cerca de 100 animais sob sua responsabilidade e já encaminhou mais de 300 para a posse responsável.
Cida Borghetti: formada em Administração com especialização em Políticas Públicas, é a atual vice-governadora do eParaná. Empresária e jornalista, foi deputada estadual, deputada federal e é coordenadora das relações do Paraná com o governo federal. Nacionalmente reconhecida por seu trabalho em defesa das mulheres, crianças e em prol da saúde preventiva, é autora da lei estadual que estabelece o dia 27 de novembro como Dia de Luta Contra o Câncer de Mama.
Marilza Dias: com graduação em Química, tem especialização em controle de poluição ambiental pela Universidade de Osaka, no Japão. Secretária municipal do Meio Ambiente, é servidora de carreira e já exerceu diversas funções na pasta. É presidente do Conselho Técnico do Consórcio Intermunicipal para gestão de resíduos sólidos urbanos (CONRESOL).
Myrian Ruhle: quarta geração de uma família de mulheres que trabalha pela proteção animal, ensina às novas gerações a amar e respeitar a vida. Pretende se dedicar integralmente ao voluntariado após sua aposentadoria.
- Homenageadas da vereadora Julieta Reis:
Celia Maria del Claro Romanó: graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), por anos se dedicou aos cuidados com a família. Aos 52 anos descobriu o ciclismo como atividade física e recreativa. Hoje aos 64 anos é uma praticante assídua e exemplo como atleta amadora.
Fernanda Costa Peixoto Primo: psicóloga, mestre em Psicologia Social e Comunitária, é especialista em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem em Psicologia Social. Atua há oito anos na Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba e é a atual presidente da Câmara Técnica de Acessibilidade de Curitiba.
Maria Soares Pacondes: diretora do Sindicato, da Federação e da Fundação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná e da União Geral dos Trabalhadores do Paraná. Dedica sua vida para representar e defender os direitos das mulheres trabalhadoras. Faz parte da organização do Dia da Mulher na Praia SIEMACO, que neste ano está em sua 26ª edição.
Mírian do Rocio Pereira Bueno: artista plástica, é professora aposentada da Prefeitura de Curitiba. Lecionou na mesma escola por 24 anos com classes de alfabetização. Trabalhou também com crianças com síndrome de Down. Atualmente se dedica ao artesanato e foi pioneira na criação do programa Vida Nova, do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).
- Homenageadas da vereadora Katia Dittrich:
Maitê Chaves Nakad Marrez: jovem talento na advocacia eleitoral de Curitiba, incentiva uma maior participação da mulher na política e nos assuntos relacionados como a especialização na área eleitoral. Participa ativamente em diversas discussões sobre o tema e na defesa de causas relevantes ligadas ao direito eleitoral.
Maria Leonor Vianna: mestre em bioética, é membro do grupo de pesquisa bioética, humanização e cuidados em saúde da PUCPR. Fisioterapeuta especialista em geriatria e gerontologia, atua como professora do curso de fisioterapia, como supervisora de estágio no Hospital Pequeno Príncipe. Atua na causa da proteção animal em Curitiba.
Viviane Godoy dos Santos: formada em administração de empresas, empreendedora do setor de automóveis, atua em gestão e finanças. Na área de voluntariado realiza ações na Páscoa, Dia das Crianças e no Natal, levando conforto e alegria para crianças de baixa renda na região da CIC. Tem participação ativa na causa da proteção animal em Curitiba.
- Homenageadas da vereadora Maria Leticia Fagundes:
Justina Cetnarski Maiczak: raduada em enfermagem, posssui diversas especializações na área e exerce a enfermagem há mais de 40 anos. Busca o bem-estar do ser humano por meio da promoção da saúde e da prevenção de enfermidades, considerando a liberdade e a dignidade do indivíduo.
Maria de Fatima Saddock Pereira: servidora pública municipal aposentada, é graduada em serviço social e especialista em saúde mental comunitária. Possui capacitações na área de saúde mental e drogadição, com dedicação à prevenção e tratamento de pacientes dessas áreas.
Michele Mara: atriz, cantora e compositora. Possui formação em canto popular e musicoterapia. É reconhecida nacionalmente por sua personalidade e voz ímpar. Organiza a “Marcha do Orgulho Negro Crespo Curitiba”, que valoriza a estética negra, o empoderamento e o respeito ao povo negro.
Rose Mari de Oliveira Lima: presidente da Associação de Materiais Recicláveis Jandaia, no bairro Ganchinho, é responsável pela administração e separação de resíduos de onde tira o sustento de seus filhos e de seu pai.
- Homenageadas da vereadora Maria Manfron:
Denise Luciene Lipinski Rutkoski: licenciada em pedagogia com pós-graduação em magistério da educação básica, tem especialização em gestão pública da educação. Servidora pública municipal há 25 anos, atuou como professora pedagoga e diretora de escolas municipais. Atualmente é chefe do núcleo regional de educação do bairro Santa Felicidade e conselheira do núcleo regional de educação de Curitiba.
Dora Maria Dunin Ficinski Pizzatto: empresária, gestora e administradora de empresas, possui vasto conhecimento e experiência em coordenação, planejamento e gestão de políticas públicas e recursos financeiros. É a atual diretora presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS).
Marilena Dal Bello: líder do Grupo das Faceiras, grupo da terceira idade do bairro Orleans. Há 23 anos atua como voluntária em ações sociais da paróquia Santo Antônio. Participa da organização de bazares e bingos beneficentes para ajudar a comunidade carente.
Rose Meri Sauaf Baggio: é fundadora e primeira presidente da Associação Feminina de Apoio a Santa felicidade. Desde 2001 presta assistência para pessoas carentes e famílias da região, auxiliando com alimentação e vestuário. É responsável pela área jurídica da associação.
- Homenageadas da vereadora Professora Josete:
Ednubia Ghisi: graduada em jornalismo, atua como editora do jornal Brasil de fato e como jornalista do Sindicato dos Engenheiros do Paraná. Faz parte da equipe de comunicação do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (CEFURIA) e da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SINDIJOR-PR).
Janine Matias: representada por Niceli Silva. Cantora e compositora, reconhecida com inúmeras premiações artísticas, em seis anos de carreira se consagrou em todo o território nacional com o projeto “Samba de Nega” assistido por mais de 40 mil pessoas. Neste ano lançará seu segundo CD.
Miriam Bialli: graduada em estudos sociais, atuou como professora da rede municipal de ensino de Curitiba por 32 anos. Há 4 anos se dedica à causa da pessoa idosa através da Associação Brasileira de Atenção e Apoio à Pessoa Idosa (ABRAAPI), realizando campanhas de arrecadação de itens necessários aos cotidianos dos moradores das casas lares.
Sara Regina Gorsdorf: militante dos direitos humanos, é fundadora da organização Terra de Direitos. Articuladora do primeiro Tribunal Internacional dos Crimes do Latifúndio no Paraná, atuou junto à regularização fundiária do Bolsão do Sabará. Colaborou com a criação do Observatório de políticas públicas do Parana. De 2008 a 2011, integrou o Conselho Estadual das Cidades do Paraná.
- Homenageadas da vereadora Noemia Rocha:
Byanca de Cássia Cardozo Kusminski: formada em enfermagem e especialista em regulação do sistema único de saúde (SUS), há 23 anos é professora e atua como enfermeira da prefeitura municipal de Curitiba. É autoridade sanitária local da Unidade Dom Bosco e leciona para o curso de técnico de enfermagem.
Luciana Kusman: graduada em enfermagem, é pós-graduada em saúde da família e em gestão pública, em gestão epidemiológica e em saúde do trabalhador. Ingressou na prefeitura municipal de Curitiba em 2000 onde já atuou como enfermeira e autoridade sanitária. Foi coordenadora do resgate social da Fundação de Ação Social (FAS). Atualmente é supervisora do Distrito Sanitário Tatuquara.
Silvia Rosa Galindo: psicóloga clínica com experiência em psicologia organizacional, recrutamento e seleção, realiza orientação profissional para jovens. É comentarista de rádio e televisão para assuntos relacionados à saúde mental e coordenadora da campanha “Janeiro Branco” em Curitiba, que tem por objetivo a promoção da saúde mental.
Lucia Helena de Jesus Ferreira Barbosa: com formação em letras e assistência social, é servidora municipal e atua desde 2012 na Fundação de Ação Social (FAS). Atualmente é coordenadora do CRAS Iguaçu e já foi coordenadora do Exército da Salvação.
Presenças
Compuseram a mesa do evento, além de Noemia Rocha e de Cida Borghetti, Maria Cristina Coutinho, vice-presidente da Associação Comercial do Paraná; Terezinha Wollmann, diretora do Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (SIRECOM).
Também estiveram na solenidade o vereador Mauro Bobato (Pode); Luciano Pizzatto, secretário de estado de representação do Paraná em Brasília; Raphael Keiji, administrador regional da CIC; Elcio Silva Reis, presidente da Câmara Municipal de Barra do Turvo; Olowopela Vincent, presidente da comunidade nigeriana no Paraná; e Abiola Sulaiman, secretário financeiro da comunidade nigeriana no estado do Paraná. A cerimônia contou com a participação do coral da Sociedade Thalia.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba