Dia da Gratidão e mais dois projetos confirmados em segundo turno
Com a pandemia, as sessões da CMC são híbridas: presencial e por videoconferência. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta terça-feira (8), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmaram, em segundo turno, três projetos de lei debatidos e aprovados na véspera. Por unanimidade, segue para a sanção do Executivo a criação do Dia da Gratidão, a ser celebrado no dia 11 de março, em agradecimento aos profissionais que estiveram na linha de frente da luta contra a pandemia (005.00273.2021). A iniciativa é de Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC, e faz alusão à data do primeiro caso registrado de covid-19 na capital.
A CMC também confirmou a homenagem ao coronel-aviador Kazuhiko Toda, da Força Aérea Brasileira (FAB), que receberá a cidadania honorária da capital (006.00017.2021). A indicação foi feita pelo vereador Hernani (PSB), em razão do trabalho de Toda à frente do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), localizado no bairro Bacacheri e que é responsável pelo gerenciamento do espaço aéreo de diversos estados do país. O homenageado é natural de São Paulo (SP).
Encerrando os segundos turnos, os vereadores também aprovaram a correção na lei municipal 15.741/2020, que formalizou a venda de lote público de 210 m², no bairro Orleans, por R$ 126 mil (005.00220.2021). Na justificativa, a Prefeitura de Curitiba admitiu que “posteriormente à edição da lei foi constatado equívoco na descrição do imóvel a ser alienado, que deve ser conforme consta do Memorial Descritivo [anexado agora]”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba