Dia da Enfermagem é celebrado na Câmara Municipal de Curitiba
O Dia da Enfermagem foi comemorado pela Câmara Municipal de Curitiba em uma sessão solene promovida na noite desta segunda-feira. A iniciativa do evento foi de Mauro Bobato. (Fotos: Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, nesta segunda-feira (6), uma solenidade em alusão ao Dia da Enfermagem. A iniciativa da homenagem foi do vereador Mauro Bobato (PP), segundo-secretário da Mesa Executiva e presidente da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI – o próprio parlamentar presidiu o evento.
Além de Bobato, compuseram a mesa Beatriz Battistella Nadas, secretária Municipal de Saúde; Sezifredo Paz, diretor da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas); Jonas Souza da Silva, responsável técnico da Central Saúde Já, que promove o agendamento do primeiro atendimento na Unidade Municipal de Saúde (porta de entrada do SUS em Curitiba); e Jane Sescatto, diretora de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde. A solenidade também teve a participação musical de Morjana e Roberto Guimarães.
Inscreva-se no canal da CMC no YouTube
Assista à solenidade no canal da CMC no YouTube
A enfermagem demanda amor ao próximo
“Inicio essa saudação oficial da Câmara aos homenageados”, disse o vereador Mauro Bobato, “agradecendo por tudo que o SUS e a rede privada realizaram durante o período de aprendizado surreal que foi a pandemia”. Para o vereador, a escolha pela profissão de enfermeiro abriga um caráter de doação. “Cuidar da saúde de pessoas desconhecidas em momentos difíceis demanda muito mais do que conhecimentos técnicos. É necessária também um profundo amor ao próximo”, disse.
Ele destacou o trabalho da secretária Beatriz Battistella Nadas e salientou o grande número de atendimentos realizados nas unidades de saúde e em entidades hospitalares, com apoio da Feas. “Aos profissionais de enfermagem, nosso reconhecimento e nossa eterna admiração pela nobreza de sua missão e pelo seu comprometimento. Que suas mãos permaneçam sendo instrumentos de cura”, finalizou o parlamentar.
54 mil pessoas por dia de segunda a sexta
A secretária Beatriz Batistella Nadas mencionou que a solenidade inaugura a Semana da Enfermagem. Segindo ela, os enfermeiros e enfermeiras ocupam um lugar de destaque na estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS): “Esse sistema tem a característica de ser ‘único’ justamente porque foi constituído a partir de equipes multiprofissionais que atuam em rede para garantir atendimentos que vão da atenção primária ao internamento hospitalar”.
Beatriz destacou que a enfermagem é a categoria com o maior número de profissionais atuantes na estrutura atual da administração pública do município de Curitiba. “Somando todos os enfermeiros e enfermeiras que atuam na secretária e os que atuam na Feas, o total passa de 5 mil”, observou a secretária municipal. Para ela, esse contingente de enfermeiras é um dos principais motivos pelos quais o município consegue atender mais de 54 mil pessoas todos os dias de segunda a sexta-feira.
“Os atendimentos ocorrem nas residências, na unidade básica, na unidade de pronto atendimento, nos laboratórios especializados, nos hospitais. E há também a atuação das equipes da vigilância sanitária, das equipes dos agentes de combate às endemias e dos agentes comunitários de saúde”, lembrou Beatriz. De acordo com a secretária, a importância dos profissionais de enfermagem se torna cada vez maior na medida em que os prognósticos revelam que tanto Curitiba quanto todo o resto do Brasil terá um significativo aumento da população com mais de 60 anos.
Ainda segundo Beatriz, não foi somente na pandemia que a enfermagem mostrou coragem e resiliência. “Todos os dias, a enfermagem não abandona seu posto. A enfermagem não fecha seu turno sem antes deixar tudo encaminhado para o dia seguinte”, finalizou.
Promovendo o cuidado humanizado
Sezifredo Paz frisou a importância do trabalho desenvolvido por Rosane Kraus, gerente assistencial da Feas. “Queria também dizer que a Fundação tem na enfermagem um de seus baluartes. A Feas conta hoje com 2,2 mil profissionais de enfermagem, que nos seus cotidianos promovem o cuidado humanizado”, disse. Paz relacionou a atuação dos enfermeiros com o índice de 97% de aprovação entre os usuários do Hospital do Idoso.
Sezifredo Paz lamentou o falecimento, em 6 de maio, da enfermeira Adriana Gonçalves dos Santos Ribeiro, aos 43 anos, uma profissional com 10 anos de atuação na Feas e que trabalhava no Hospital do Idoso. “Um exemplo de profissionalismo que, apesar de restrições de saúde, cumpria com excelência suas atribuições no hospital”, destacou o diretor da Fundação Estatal de Atenção à Saúde.
A enfermagem é a ciência do cuidar
Diretora de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde, Jane Sescatto contou que se formou em Enfermagem há 28 anos. “Vejo a Enfermagem como a ciência do cuidar. Uma prática profissional que exige aperfeiçoamento constante”, disse. Jane declarou ter orgulho por trabalhar na saúde em Curitiba. “Vim de Santa Catarina e aqui me deparei com muita competência e responsabilidade com a população. Tudo realizado com muita dedicação, mesmo diante dos maiores desafios e eu atribuo isso à competência das gestões”, enfatizou. Para Jane, durante a pandemia, a enfermagem mostrou sua importância e fez o seu melhor.
Conforto, alívio e esperança a quem mais precisa
Jonas Souza da Silva, responsável técnico da Central Saúde Já, declarou estar honrado por participar da homenagem ao Dia da Enfermagem. “Esse momento transcende a mera celebração de uma profissão. Ele homenageia a dedicação, o amor e a compaixão daqueles que fizeram do amor ao próximo sua missão de vida”, disse.
Jonas, que também é enfermeiro, mencionou que o dia a dia desses profissionais é repleto de desafios em muitos níveis. “Nos corredores dos hospitais, nas salas de emergência, ao lado dos leitos dos pacientes, somos testemunhas das mais diversas histórias humanas, repletas de alegrias e tristezas, vitórias e adversidades. Mas mantemos inabalável nosso propósito do oferecer conforto, alívio e esperança a quem mais precisa”, afirmou.
Para Jonas, os enfermeiros são verdadeiros heróis da sociedade. “Não apenas por sua bravura em uma pandemia sem precedentes, mas também por serem a luz que dissipa as trevas e o suporte nos momentos de fragilidade”. Ele concluiu sua fala reiterando o compromisso dos enfermeiros com a saúde, a dignidade humana e a esperança.
Veja as imagens da solenidade no Flickr da CMC
Homenageados
Alessandra Aparecida Foques Borba
Alessandra Sekscinski
Amélia Josi Coleti
Anderson Luis Pinto Dudcoschi
Andréa Cuthma Bileski
Andrea Da Silva Sampaio
Andrea De Matos Ruiz
Aparecida Zanoni Da Silva
Auria Eliane Hammerschmitt
Caciane Oliveira Da Cunha
Carla Seixas Pinheiro Felício
Carolina P. De Angelis Puzippe Foronda
Claudia Maciel De Lima
Denise Oliveira Leal
Dinalva Margarete Angelo Dias
Ediane Conte
Edineia Malicheski
Edvandro Aldrey Garcia Cunha
Eliana Amaral Mendes
Elisangela Salles Estrela
Fabiana Olstan
Irlani Rodrigues Dos Santos
Ivan Soares Dos Santos
Ivonete Dos Santos Gabilan
Jocasta Pereira Dos Santos Martin
Jonas Souza Da Silva
José Santana Costa Junior
Joyce De Paula Antoceveiz De Freitas
Juliana Ribeiro Giugni
Katiuscia Vanessa Schiontek
Lellyane Veronese
Leonilda Rodrigues
Luana Heberle
Luciana Kusman
Marcelino Domingos Suquina
Marcia Michereff Hess
Marizete Terezinha Schneider
Michele De Fatima Tavares Alves
Michele Dos Santos Ferreira
Natalie Ramos Ferreira
Neucimary Amaral
Pamela Stefani Pereira Mitisuuchi
Pryscilla Velasco
Rafael De Oliveira Leal
Rosane Kraus
Rosemar Graniel
Rozana Macedo Bittencourt
Rozeli Maria Mateus Vicelli
Samira Aparecida Fraiz
Sidnéia Pimentel Felício
Suelen Do Carmo Dos Anjos Scarabotto
Vanderleia De Moura Almeida
Vanessa Schwede
Wanessa Colaço Do Nascimento
Xênia Azevedo Fernandes Silva
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba