Dia da Conscientização sobre o Ruído já faz parte do calendário de Curitiba
O Dia da Conscientização sobre o Ruído será celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de abril. (Foto: Canva)
Foi sancionada nesta segunda-feira (7) a lei que institui em Curitiba o Dia da Conscientização sobre o Ruído. A data comemorativa tem o objetivo de fomentar o debate sobre os riscos da exposição contínua a níveis elevados de ruído para a saúde física e mental da população. O projeto que deu origem à regulamentação foi aprovado pela Câmara Municipal na semana passada.
A lei municipal 16.398/2024 foi proposta por Herivelto Oliveira (Cidadania), que em plenário argumentou sua preocupação com o ruído constante em Curitiba. “Esta Casa recebe constantemente reclamações, pedidos dos moradores e de Consegs [Conselhos Comunitários de Segurança], principalmente em relação a ruídos noturnos ou no fim de semana”, afirmou o vereador, durante a votação do projeto em primeiro turno.
Presidente do Movimento contra a Perturbação do Sossego, Eliza Tonet acompanhou a discussão em plenário. O movimento congrega lideranças comunitárias que buscam discutir as ações que causam desconforto auditivo na comunidade. A ideia é que a data curitibana tenha o mesmo objetivo que o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído. Conhecida como International Noise Awareness Day (Inad), trata-se de uma campanha global, voluntária e sem fins lucrativos, criada em 1996 pelo Center for Hearing and Communication (EUA).
Esta campanha internacional visa trazer consciência à população sobre a importância de preservar a qualidade sonora no ambiente de trabalho, nas cidades e em casa. Também incentiva o uso de equipamentos e tecnologias que reduzem o nível de ruído e preservam a saúde auditiva, promovendo uma cultura de respeito à saúde auditiva e à comunicação, para que se possa desfrutar de uma vida mais saudável e conectada. Conforme a norma, o Dia de Conscientização sobre o Ruído será celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de abril.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba