Dia da Comunidade Ucraniana é destacado em Curitiba
Sessão foi suspensa para fala do presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitorio Sorotiuk. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, durante a sessão plenária desta quarta-feira (23), o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB), Vitorio Sorotiuk. O convidado destacou em plenário a comemoração, nesta quinta (24), do Dia da Comunidade Ucraniana no Paraná e no Brasil. As datas foram instituídas, respectivamente, pela lei estadual 14.496/2004 e a lei federal 12.209/2010.
O Dia Nacional da Comunidade Ucraniana, lembrou Sorotiuk, foi proposto pelo então deputado federal e hoje vereador Angelo Vanhoni (PT), descendente de ucranianos. “Amanhã, dia 24 de agosto, na Ucrânia, comemora-se o 32º aniversário da Renovação da Independência da Ucrânia, neste momento lutando por sua soberania, de armas na mão, lutando contra o agressor do norte, contra a Rússia”, disse o presidente da RCUB.
Segundo o convidado, dos cerca de 600 mil descendentes de ucranianos no Brasil, 500 mil estão no Paraná, a maior parte deles em Prudentópolis, cidade no centro-sul do estado. “Em Curitiba e região metropolitana estão 20% desses 600 mil [descendentes de ucranianos]”, complementou.
A capital paranaense, destacou Sorotiuk, tem 10 comunidades religiosas da comunidade ucraniana, além de 2 igrejas ortodoxas e três sociedades. A Sociedade Ucraniana do Brasil, citou, soma 100 anos de existência. “Nós temos a praça da Ucrânia, que fica no Champagnat e que felizmente agora vai ser revitalizada, nós temos o Memorial Ucraniano, no parque Tingi, e temos o largo da Galícia, também um pequeno local de presença ucraniana.”
“Nós temos 2 grupos folclóricos em Curitiba. Um, o Barvinok, completou 92 anos de existência. Ele coloca em cena, todo ano, mais ou menos 250 integrantes. O clube Poltava, localizado no Água Verde, coloca em cena 380 pessoas”, continuou o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira. Citando a presença de diferentes etnias em Curitiba, Sorotiuk sugeriu que a Câmara promova uma audiência pública para debater o apoio financeiro permanente aos grupos folclóricos da cidade.
Iluminação especial
Na noite desta quinta, quem passar em frente pela Câmara de Curitiba poderá registrar o Palácio Rio Branco iluminado nas cores azul e amarelo, em alusão à bandeira da Ucrânia. Sede do Legislativo da capital paranaense, o prédio histórico, construído entre 1891 e 1895, fica na rua Barão do Rio Branco, nº 720, no Centro.
A Câmara de Curitiba adotou as iluminações cênicas no fim de 2019, ao receber o espetáculo Natal Encantado. De lá para cá, elas têm sido usadas para chamar a atenção para datas especiais, como o Dia da Comunidade Ucraniana, e para fortalecer a conscientização a diversas campanhas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba